Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Exaudio apresenta o gira-discos EMT 928 II

Exaudio apresenta o gira-discos EMT 928 II

Jorge Gonçalves

23 janeiro 2024

O regresso de um clássico dos gira-discos


A Exaudio apresentou recentemente a versão II do icónico gira-discos EMT 928. Este gira-discos foi produzido originalmente há cerca de 50 anos ,em cooperação com a marca suíça THORENS, e foi o único gira-discos EMT com sistema de transmissão por correia. Era uma máquina compacta utilizada para emissões fora do estúdio ou numa carrinha OB.
A actual equipa suíça da EMT é liderada por Micha Huber e tem estado envolvida desde há mais de dez anos na área de investigação e desenvolvimento da EMT para os próximos projectos de gira-discos.
O primeiro resultado de todo este tempo de pesquisa é o EMT 928 II, um gira-discos de precisão de construção maciça com um peso total de 23 kg. O chassis é maquinado a partir de um bloco de alumínio, e está assente sobre quatro pés esféricos desacoplados. Com três velocidades do prato (33 ⅓, 45 e 78 rpm), está preparado para reproduzir todo o tipo de discos. Uma das originalidades é a fonte de alimentação a bateria independente que permite mais de 40 horas de reprodução enquanto o 926 II está totalmente desligado da rede eléctrica. Por conseguinte, qualquer interferência da rede eléctrica é excluída. O circuito de carregamento integrado efectua os ciclos de carregamento automaticamente e mostra o estado de carga através de um LED de duas cores.

Foto 1 noticia EMT 128

Em homenagem ao EMT 928 original, a energia de rotação é transmitida através de uma correia. Um motor moderno de 20 Watts está combinado com um circuito de controlo de alta precisão num conjunto compacto, para garantir percursos de sinal curtos e minimizar as interferências. Este design permite acelerar muito rapidamente o prato de 5,5 kg até à velocidade pretendida e manter a velocidade do mesmo constante, dentro de uma margem de variação bastante estreita.
E foi esta bela fonte de áudio que esteve em demonstração na Exaudio no último fim-de-semana, acompanhado por equipamentos de alguns das marcas distribuídas pela empresa: colunas TAD Evolution 1 TX (E1TX), amplificador de potência TAD M1000TX, prévio Bricasti M20 e prévio de phono EMT 128, este com um teste publicado na edição online da Audio e Cinema em Casa - Prévio de gira-discos EMT 128
O 928 II estava equipado com um braço Thales Simplicity II e com uma cabeça EMT Pure Black. O fogo à peça começou com o D. Carlos, de Verdi, uma peça operática de cariz mais ou menos calmo, e que permitiu desde logo concluir que o novo gira-discos da EMT tem um marcado controlo sobre o processo musical, ao mesmo tempo que consegue ir buscar uma vasta quantidade de detalhes aos sulcos do disco. Uma vez que o João Pina me colocou totalmente à minha disposição a sua colecção de LPs, avancei para uma edição especial do Saturday Night in San Francisco, em vinilo de 180 gramas, numa homenagem a Al di Meola que sofreu há poucos meses um forte ataque de coração que o obrigou a repouso absoluto, só tendo podido regressar aos concertos na semana passada. Os detalhes da extraordinária execução dos três mestres da guitarra estavam lá mas havia algo que parecia faltar e só se viu o que era quando o João foi buscar a mesma obra mas agora numa edição original da Philips, em vinilo de gramagem normal. Aqui evidenciou-se um quase instantâneo tempo de ataque das notas, um quase sentir das cordas da guitarra ali na nossa frente e uma maior sensação da caixa da mesma. Os próprios intérpretes pareciam mais lestos a tocar com maior vivacidade e um som mais entrosado.

Foto 2 noticia EMT 128

Para fechar em beleza coloquei o conhecido Midnight Sugar, dos Three Blind Mice, e aí foi sentar e ouvir uma grande música, sem quaisquer ideias de tecer comentários mais críticos ou mais elogiosos, porque o que mais interessava era ouvir a música, qualquer que fosse o instrumento mais na berlinda na altura. Valeu a pena esta visita, assim como certamente valeu para os audiófilos que se deslocaram à Exaudio porque puderam ouvir mais uma excelente máquina de reprodução de discos de vinilo. E poderão seguramente ainda lá ir ouvi-la porque deve continuar inserida no sistema principal da casa.

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos