Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Colunas Monitoras Prodigy 1

Colunas Monitoras Prodigy 1

Leonel Garcia Marques

6 setembro 2023

Um Pequeno Prodígio da PMC


Habitualmente, o que acontece a seguir a um grande amor é uma relação menor e de pequena duração. Exige-se da nova relação o que a outra nos dava e ignoramos o que a actual nos pode dar. E a nova relação acaba com muita injustiça, sem ter tido oportunidade de vingar.
Vêm estes pensamentos retrospectivos a propósito de um par de testes que realizei em sequência. O primeiro teste foi relativo a umas B&W 703 S3 (Floorstanding in the Shoulders of Giants) e o segundo e presente teste às Prodigy 1 da PMC. Relativamente às Prodigy 1, é de salientar que estas são a proposta mais acessível de sempre da marca. Acessibilidade que segundo a PMC, não significa descaracterização. Pelo contrário, a Prodigy 1 quer manter grande parte da qualidade e das qualidades distintivas das propostas mais dispendiosas da marca.

prodigy1-pair-9

Mas depois da paixão pelas primeiras, como iria eu lidar com as segundas, umas colunas monitoras que custam menos do que um terço das outras?
É o que o leitor pode verificar no que se segue deste teste.


Descrição


As Prodigy 1 são umas colunas monitoras de duas vias com acabamento a negro seda, com dimensões e peso reduzidos [(A x L x P, 320 mm (+20 mm com os pés) x 162 mm x 237 mm (+10 mm com a grelha opcional) e 4.5 kg de peso]. As Prodigy vêm com os altifalantes à vista, sendo a grelha uma opção paga à parte. O mesmo acontece com o suporte de colocação. Cada colunas tem dois terminais para os cabos, não permitindo assim bicablagem.

prodigy-gallery-5

Uma particularidade muito importante das Prodigy 1, e comum a outras colunas da PMC, é a utilização da Advanced Transmission Line (ATL). A ATL utiliza a energia que a unidade de graves gera da forma extremamente eficiente. A caixa é revestida com materiais acústicos desenvolvidos pela PMC que absorvem todas as frequências, excepto as mais baixas. Estes saem de um pórtico frontal, estendendo as baixas frequências para criar uma resposta semelhante à de uma coluna maior e mais potente. Segundo a PMC, a ATL beneficia também as respostas nas outras gamas de frequência e a extensão dos graves não muda com o nível de volume. E mais, sendo colunas de saída de graves frontal, os problemas de colocação são bastante reduzidos. A linha de transmissão da ATL tem cerca de 1,9 m de comprimento e ocupa uma quantidade considerável do volume interno disponível, deslocando o crossover para um local mais ou menos atrás do tweeter.

prodigy1-atl

Os altifalantes também são usados noutros modelos: o woofer é o LF PMC com cone de 133 mm, de fibra natural ((long-throw LT), e o tweeter é o HF PMC 27mm /1 polegada, de cúpula macia. A linha de transmissão tem 1,91 m de comprimento, o pico de SPL é de 123 dB, a frequência de resposta está entre 50 Hz e 25 kHz (-3dB), a sensibilidade é de 87,5 dB SPL 1W 1m, a frequência de crossover de 1,7 kHz, a impedância nominal de 6 Ohm e a potência de amplificação recomendada deve estar entre 20 e 250 W.

prod1_2

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Colunas Monitoras Prodigy 1 Leonel Garcia Marques
  • Página 2
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos