Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Colunas Monitoras Prodigy 1

Colunas Monitoras Prodigy 1

Leonel Garcia Marques

6 setembro 2023

Um Pequeno Prodígio da PMC


Audição

A audição realizou-se a partir do amplificador residente, um Rotel 1592 e usando como fonte principal um leitor SACD Atoll SACD 200 através de um DAC, o DSD Cyan da Holo (só para a leitura de CDs, para a leitura de SACD, tinha de dispensar o DAC).

Prodigy-120-rg

Tal como a maior parte das colunas, as Prodigy 1 requerem rodagem, segundo a PMC, e necessitam de tocar durante, no mínimo 50 horas, até atingirem o zénite da sua capacidade. A colocação foi bastante fácil devido ao já mencionado pórtico frontal.
A primeira impressão (depois de abandonadas as comparações indesejadas com o teste anterior) foi uma excelente precisão na reprodução dos baixos, uma óptima separação estéreo e um grau de detalhe bastante agradável. Talvez também alguma tonalidade doce nos agudos, mas sem prejuízo significo da transparência e neutralidade no desempenho. Mas, passando a uma análise mais em detalhe…


Playlist


Verità Baroque Ensemble – The German Album (Bach, Telemann, Hanke) – CD Evil Penguin
Les Récréations – Bach Die Kunst Der Fugue – CD Ricercare
Eva Risser & Red Desert Orchestra – Eurythmia – CD Trem Azul
Pierre Manetti – First Shot – CD JMS
Rhiannon Giddens – You’re the One – CD Nonesuch
PJ Harvey – Inside the Old Year Dying – CD Partisan Records


prodigy1-pair-rg_with-out_grill_10

Começando pela clássica, começamos por um novo agrupamento, o Verità Baroque Ensemble, numa gravação que inclui Bach e Telemann e o compositor contemporâneo Hanke (compõe ao estilo dos dois mestres). Os Verità exibem uma combinação de timbres e uma articulação notáveis e as Prodigy 1 não os desmerece, revelando grande precisão na reprodução dos timbres, uma temporização correcta no ataque das notas, e uma separação perfeita num palco sonoro bastante amplo. Os Les Récréations oferecem uma versão subtilíssima da Arte da Fuga e as Prodigy 1 souberam discriminar perfeitamente as várias linhas melódicas dos intricados canons de Bach com transparência e verdade. Música complexa que nas mãos das Prodigy 1 se torna suave e encantatória.
No Jazz, e falando em encantatório, temos a orquestra de Eva Risser, uma pianista e compositora francesa, mais conhecida pelo seu estilo percussivo de interpretar o piano e as suas composições multiritmadas. A presente gravação não foge à regra com uma orquestra de relativamente dimensão e com percussão a tomar o primeiro plano das composições. A reprodução da Prodigy 1 pautou-se pelo controlo absoluto das massas sonoras e a perfeita colocação dos instrumentos no palco auditivo. Grande e entusiasmante reprodução! A seguir passamos para Pierre Manetti, um guitarrista, que no seu quarteto dá um lugar proeminente ao órgão eléctrico. Aqui os timbres ácidos e eléctricos da guitarra e do órgão foram reproduzidos com alguma atenuação, talvez com ligeira, mas não excessiva, doçura.

prodigy-gallery-2

No rock e folk, começamos por um registo surpreendente de Rhiannon Giddens, afastando-se do folk /New Grass habitual e aproximando-se da soul. Grandes composições de Rhiannon e voz absolutamente inultrapassável. Foi um gozo, ouvir esta gravação através das Prodigy 1, com um swing excelente e a voz de Rhiannon a um nível estelar, tal a correcção conseguida na reprodução das subtilezas e grão da voz de Rhiannon. Finalmente, o (re)encontro com PJ Harvey (e John Parish), na sua última gravação, surpreendentemente suave e minimalista, mas inquietante como de costume. Também aqui as Prodigy 1 se portaram à altura, respeitando o ambiente sonoro algo sombrio e lacunar com os instrumentos a aparecer e desaparecer do foco auditivo no decorrer das composições. Óptimo palco sonoro com recortes fantasma e um foco sonoro flutuante (à excepção da voz de Harvey que se manteve sempre no centro). Reprodução com grande qualidade das Prodigy 1.

prodigy-gallery-6



Conclusão


O amor pelo áudio é muito mais adaptável e flexível do que o amor pelas pessoas e no nosso coração áudio cabem muitas propostas, em simultâneo ou em sequência. Cada equipamento deve ser avaliado em relação aos seus objectivos de utilização e aos orçamentos disponíveis. E no áudio, depois de um grande amor em áudio pode sempre surgir outro, diferente, mas igualmente merecedor.
Quanto às Prodigy 1, posso dizer que as apreciei imenso e que passaram a ser uma das minhas primeiras recomendações, a este nível de preços. Parabéns à PMC, uma marca que criou nome sobretudo em equipamentos profissionais de estúdio, mas que soube apresentar ao grande público audiófilo, uma proposta verdadeiramente aliciante.

Colunas PMC Prodigy 1

Preço                 1495 €
Representante     Ajasom


prodigy-gallery-1