Revista

Audio & Cinema em Casa, n.º 281, Março/Abril de 2020 - Ano 31

Regresso às origens

Audio Video Show de Varsóvia, 2ª parte

Testes

ProAc Response D20R * Gold Note DS-10 * ELAC Alchemy PPA-2 * LG 55OLED9PLA * DALI Oberon 1 * Marantz PM7000N * Dynaudio Contour 20 * My Sonic Lab Eminent EX * Shunyata Venom EU7 * Zu Audio Omen DW

Destaques

Gryphon Ethos, o CD a um nível superlativo

Seria muito difícil comemorar de melhor maneira os 35 anos do CD, melhor dizendo 36, já que os primeiros discos prateados apareceram na Europa em 1983, de uma maneira mais distinta, e o Ethos apareceu ao público em Maio de 2019. Eis aqui pura e simplesmente o melhor leitor de CD’s que me passou pelas mãos e que não se fica por aí – tem uma secção D/A com entradas separadas que faz verdadeiras maravilhas pela música, venha ela de onde vier. Se formos ao dicionário encontramos a seguinte definição para Etos, ou Ethos, na grafia do grego e do inglês: conjunto dos costumes e práticas característicos de um povo em determinada época ou região. E o que é que tem esta descrição a ver com o modo como o Gryphon Ethos reproduz CD’s? Não perguntei ao meu amigo de longa data Rune Skov como surgiu este nome, embora, a julgar pelos nomes de outros equipamentos da marca, possa afirmar que ele veio seguramente do grego. E a minha conclusão é que o nome está mais que apropriado, pois este incrível leitor de CD’s consegue finalmente «descrever» de maneira completa tudo aquilo que está dentro de um CD, definindo finalmente o Ethos do formato. E pouco mais me resta dizer, apenas que tenho uma pena enorme de que ele tenha saído de minha casa, porque sempre que ouça uma música que já ouvi através dele vou dizer para mim próprio: pois é, está muito bem, mas aquilo que eu sinto não é definitivamente a mesma coisa que sentia antes. Quando se fala de algo tão superlativo, quem se atreverá a dizer que um determinado preço é mais ou menos adequado?

Em teste (publicação em breve):

Audiovector R 3 Arreté, Perpetuum Ebner Pe 4040, QUAD Vena II Play, Audio Analogue Maestro Anniversary, Exposure XM HP, devolo Magic2, Marantz NR1200, Audio Research CD9 SE, Audio Research Ref 6, Focal Chora 826…