MÚSICA

by Redacção Audio on 22 Maro 2012 15:33Ópera de Malmoe passa ao digital com a Sony

Sony reconverte a Ópera de Malmoe para o áudio digital

A Ópera de Malmo é a primeira sala de ópera do mundo a utilizar a tecnologia líder de mercado da Sony para fazer a transição do som analógico para o som digital. A solução totalmente digital da Sony, a série DWX, inclui o receptor sem fios de dois canais montado no bastidor DWR-R01D e o transmissor portátil sem fios DWT-B01/E, monitorizados e controlados pelo Estúdio Sem Fios, a inovadora solução de software da Sony.  O investimento efectuado pela Ópera de Malmo na solução digital sem fios da Sony reflecte a sua posição como uma das salas de ópera mais espectaculares e avançadas do mundo, possibilitando uma melhoria assinalável na qualidade das transcrições de áudio. 

A Ópera de Malmo, localizada no sul da Suécia, oferece uma vasta gama de teatro musical, com um foco específico na ópera e nos musicais. Foi construída em 1944 e o seu refinado aspecto interior e exterior permanece inalterado, sendo a tecnologia utilizada na sala de ópera a única alteração introduzida. 
É um dos auditórios mais espectaculares da Escandinávia, com capacidade para mais de 1500 espectadores. O próprio palco é um dos maiores da Europa, abrangendo 600 metros quadrados. Uma das características únicas desta sala de ópera é a possibilidade de subir ou baixar a rampa de acesso ao palco, a qual é possível utilizar como fosso da orquestra, como parte do auditório ou como parte integrante do palco principal. Tal significa que é possível deslocar a audiência de acordo com o tipo de espectáculo, o que permite alterar a intimidade e os efeitos do mesmo.

A solução totalmente digital da Sony, a série DWX, inclui o receptor sem fios de dois canais montado no bastidor DWR-R01D e o transmissor portátil sem fios DWT-B01/E, monitorizados e controlados pelo software de Estúdio Sem Fios da Sony. 

O sistema de microfone sem fios digital transmite e recebe áudio digital de 24 bits/48 kHz de elevada qualidade, na largura de banda de uma frequência específica que está em conformidade com os Regulamentos de Comunicações Sem Fios da Suécia. Ao utilizar o codec original da Sony, o sistema oferece uma ampla gama dinâmica superior a 106 dB, uma ampla resposta de frequência de 20 Hz a 22 kHz e uma excelente resposta transiente.

O sistema de microfone sem fios digital permite efectuar uma transmissão sem fios altamente estável, extremamente tolerante a interferências indesejadas. Além disso, o sistema transmite e recebe dados modulados digitalmente e encriptados para minimizar o risco de intercepções, proporcionando uma transmissão e uma recepção altamente seguras.

Tradicionalmente as salas de ópera não utilizam sistemas de reforço sonoro com microfones e altifalantes para amplificar as vozes, pois os cantores de ópera profissionais conseguem normalmente projectar as suas vozes sem amplificação por toda a sala. No entanto, quando ouviram a clareza, a profundidade e a potência das suas vozes através da tecnologia sem fios, todos ficaram entusiasmados com a instalação.

A Ópera de Malmo fecha no Verão durante dois meses, o que proporcionou um período de tempo adequado para efectuar a instalação. A instalação e a reconstrução do sistema na sala de ópera demorou uma semana. Foram instalados 50 canais da série DWX na sala de ópera. Como se tratava da primeira aparição do produto, a Sony testou-o rigorosamente antes de proceder à instalação. O produto funcionou de imediato e até à data não teve quaisquer problemas. É um facto notável tendo em consideração que o sistema é utilizado todos os dias e raramente é desligado.

Logo Revismarket