MÚSICA

by Jorge Gonçalves on 29 Setembro 2011 00:44Don Carlo no S. Carlos

Don Carlo inaugura a nova Temporada Lírica do S. Carlos

O grande regresso de uma das óperas mais emblemáticas de Giuseppe Verdi, Don Carlo, marca também a inauguração da Temporada Lírica 2011.12 do Teatro Nacional de São Carlos já no próximo dia 8 de Outubro. Ausente desde 1977 (25 de Fevereiro, versão em 5 actos), é com uma nova produção que Don Carlo, na versão em 4 actos, retoma o devido lugar no único palco lírico do País.
Com direcção de Martin André, a encenação foi entregue ao britânico Stephen Langridge (ver artigo do encenador na página 3), que apresenta pela primeira vez o seu trabalho ao público lisboeta; da sua carreira destaca‐se a estreia mundial da ópera de Harrison Birtwistle, The Minotaur, na Royal Opera House (2008).A equipa artística conta também com George Souglides na concepção da cenografia e figurinos, que cenografou recentemente Cavalleria Rusticana e I Pagliacci (Ópera Nacional da Grécia) com encenação de Graham Vick; Giuseppe di Iorio, que assinou o desenho de luz dʼ«O Anel de Lisboa».
Esta produção assinala vários regressos ao palco do São Carlos: o de Elisabete Matos, desta vez no papel de Elisabetta ao lado de Giancarlo Monsalve1, no papel de Don Carlo; Enrico Iori (Filippo II; foto 4), depois de ter cantado em Simon Boccanegra (2004); Enkelejda Shkosa (Princesa Eboli), depois de ter cantado La Navarraise (2005) e em concerto. Destaquem‐se também o barítono grego Dimitri Platanias (Rodrigo; foto 3), Ayk Martirossian (O Grande Inquisidor), foto 5), Mário Redondo (Monge), Joana Seara (Tebaldo/Uma Voz), Bruno Almeida (Conde de Lerma) e Marco Alves dos Santos (Arauto Real). Com a Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos.
  TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS

Estreia – 8. Outubro às 20h – nova produção

11, 13, 15, 18, 20 de Outubro de 2011 às 20h

23 de Outubro às 16h