LG OLED 300 dpi
Sarte_JBL_December 22_2
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Banner vert Ultimate Jan 23
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Jan 23

Orquestra Sinfónica Portuguesa

Orquestra Sinfónica Portuguesa

5 Setembro 2022

Concerto Inaugural da Temporada do Teatro Nacional de São Carlos


Dois compositores do século XX que nunca deixaram de explicitar o seu profundo fascínio pela cultura russa.
De Igor Stravinsky, a música escrita em 1911 para o bailado Pétrouchka. A música popular russa está na essência desta partitura, com os seus ritmos inebriantes e cerrada polifonia.
Stravinsky herdara também de Rimsky-Korsakov a capacidade de fazer da orquestra um instrumento de brilhos e encantamentos. O compositor fez uma revisão em 1947 e criou uma suíte de concerto que utilizou grande parte da música do bailado. Considerada uma das obras mais importantes do século XX, Pétrouchka continua a ser gravada e apresentada pelos mais famosos maestros e orquestras. A sua modernidade continua estonteante.
Rachmaninov medrou no mesmo terreno russo de Stravinsky. Foi um dos maiores pianistas de todos os tempos, «maldição» que obnubilou um pouco a sua figura como compositor. Apesar do apelo e da popularidade da sua produção, ele foi acusado de conservadorismo musical. As suas obras citam também, frequentemente, melodias tradicionais russas. As Danças Sinfónicas, op. 45, a sua derradeira composição, foram estreadas em Janeiro de 1941 nos EUA, o seu país de exílio. A terceira e última dança remete para o repertório litúrgico ortodoxo.


DATAS / HORÁRIOS
18 de Setembro de 2022
17:00 horas
GRANDE AUDITÓRIO CCB

Hegel_P30A_H30A_Jan 23
Marantz 40n
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

TCL C73 Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022