MÚSICA

by Redacção Audio on 6 Fevereiro 2011 02:28Ciclo Sofia Gubaidulina no CCB

CICLO SOFIA GUBAIDULINA | A HORA DA ALMA no CCB

O Ciclo Sofia Gubaidulina, A Hora da Alma, celebra a arte irresistível de um dos maiores compositores do mundo. O conjunto de actividades deste Ciclo, que assinala o 80.º aniversário de Gubaidulina, inclui quatro concertos com obras suas orquestrais, corais e de câmara, várias das quais em estreia em Portugal, e ainda um encontro com a própria compositora que estará presente no Centro Cultural de Belém.
Reconhecida como uma criadora essencial neste começo do século XXI, Sofia Gubaidulina é talvez a primeira mulher compositora a alcançar um estatuto ao nível dos seus homólogos masculinos. A demonstrar a dimensão e o reconhecimento alcançado pela obra de Sofia Gubaidulina está a impressionante lista de intérpretes que lhe solicitaram composições e que as difundiram internacionalmente, entre os quais se encontram maestros como Simon Rattle, Gennadi Rozhdestvensky, Kurt Masur ou Valery Gergiev e solistas como Mstislav Rostropovich, Anne-Sophie Mutter ou Gidon Kremer.
Precisamente neste Ciclo vamos ter o privilégio de ouvir alguns intérpretes predilectos de Sofia Gubaidulina, como o violoncelista David Geringas, o maestro Mikhail Agrest ou o acordeonista Geir Draugsvoll, destinatário do Concerto para bayan e orquestra, Fachwerk, uma das suas mais recentes obras. Marcarão ainda presença o Coro da Rádio da Letónia, a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Orquestra Sinfónica Metropolitana e o DSCH - Schostakovich Ensemble, ao qual se juntará a compositora, na obra À beira do abismo, vestindo a pele de intérprete e encarregando-se do aquafone – um instrumento de sonoridades muito peculiares.
Entre as partituras que se interpretarão em Lisboa, estão algumas das composições-chave de Sofia Gubaidulina e ainda obras de compositores pelos quais a compositora confessa uma ilimitada admiração e dívida como J. S. Bach, L. v. Beethoven, A. Webern ou D. Schostakovich.
Misturando influências eslavas, tártaras, judaicas e ortodoxas russas, a música de Sofia Gubaidulina capta imediatamente o ouvinte. A beleza e variedade de sons, os ritmos selvagens, as descrições musicais apocalípticas e paradisíacas são parte do universo de Gubaidulina que poderemos testemunhar no CCB, nesta que será uma oportunidade imperdível de chegar à alma da música poderosa desta compositora.
                                                              FILIPE PINTO-RIBEIRO

Logo Revismarket