LG OLED 300 dpi
Sarte_JBL-Dezembro 22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

La Clemenza di Tito

La Clemenza di Tito

5 Dezembro 2021

No TNSC a 9, 11 e 13 de Dezembro


Tu, grande herói, ouvido e amado pelos céus e pelos deuses!” – o extraordinário coro entoado no final da ópera La clemenza di Tito de Mozart canta, simultaneamente, as glórias do Imperador romano Tito Vespasiano e as do Imperador Leopoldo II. A obra foi encomendada para os festejos da coroação deste último monarca como Rei da Boémia.

A ação decorre em Roma no ano de 79. A enredada história — centrada no amor, na amizade e no dever — vai crescendo em intensidade até atingir um estado de densidade insuportável, que só a virtude de Tito consegue apaziguar.

A obra estreou-se em Praga em setembro de 1791, pouco meses antes da morte de W. A. Mozart, tendo sido apresentada em São Carlos em 1806. Regressou em 1968 e depois dessa data foi aqui apresentada em 1990, numa versão de concerto dirigida por John Eliott Gardiner, e em 2008, encenada por Joaquim Benite.

Inês Thomas Almeida, musicóloga, profere breves palavras antes de cada récita de La clemenza di Tito, no Salão Nobre. O compositor, a música, a ópera e o seu contexto de criação são possíveis vertentes de análise e conversa de Inês Thomas Almeida com o público. Conheça melhor a música de Wolfgang Amadeus Mozart e, em particular, a ópera La clemenza di Tito. Participe e usufrua de um enquadramento que lhe faculta elementos essenciais para inteligir La clemenza di Tito.

Ajasom Bergman_Galder
Marantz 40n
Ajasom Bergman_Galder

Outros conteúdos

TCL C73 Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022