MÚSICA

by Jorge Gonçalves on 4 Outubro 2013 09:21HOT CLUB DE PORTUGAL - Programação de Outubro 2013

Concertos no Hot Club de 1 a 31 de Outubro

Programação de Outubro no Hot Club

O mês inicia-se com dois concertos do “Trisonte” (dias 3 e 4), um novo grupo que reúne 3 músicos, que recorrem à interacção entre a electrónica e o acústico, explorando texturas e sonoridades possíveis desta instrumentação sem baixista e, como os próprios salientam, sem barreiras estilísticas.
Logo a seguir, temos que fazer uma referência especial ao concerto único de Sábado, 5 de Outubro com a Ray Anderson’s Pocket Brass Band. Para além do trombonista de eleição que é Ray Anderson, esta banda conta também com a participação de excelentes musicos, com merecido destaque para o “veterano” trompetista Lew Soloff.  Uma oportunidade a não perder no ambiente intimista do Hot Club !
Nos dias 8 e 9 (terça e quarta) o Filipe Melo/Bruno Santos Quarteto, apresenta-se desta vez com um ilustre convidado da cena jazzistica de NY; o saxofonista tenor Seamus Blake. Concertos igualmente a não perder !
A 10, 11 12 de Outubro o Didier Labbé Quartet apresenta o seu mais recente CD “Le Cap”. Didier Labbé é um dos mais conceituados músicos proveniente de Toulouse e este quarteto é um excelente exemplo do bom jazz feito naquela região de França.
A internacionalmente (re)conhecida Maria João e o seu projecto “colectivo” OGRE, volta ao Hot Clube a 17, 18 e 19 para mais 3 sessões de pura magia musical.
“Friends & Neighbors” é um quinteto norueguês que com a o apoio das entidads culturais daquele país se apresentará pela primeira vez em Portugal. Principalmente na ultima década o jazz proveniente da Noruega tem “invadido” e rendido a restante a Europa à qualidade e originalidade do som nórdico. Um grupo a descobrir nesta sua primeira incursão no nosso país (Outubro - 24,25,26).
Na quarta, 30 a Orquestra de Jazz do HCP apresenta-se em mais um dos seus habituais concertos mensais. Para este concerto a Orquestra contará com a presença do convidado Perico Sambeat, um dos melhores instrumentistas do jazz espanhol e europeu.
Na quinta-feira, 31 o saxofonista Perico Sambeat prolongará a sua passagem pelo Hot Club, desta vez como parte integrante do André Fernandes Quinteto. Fará também parte deste grupo de eleição o conceituado baterista de Barcelona, Marc Miralta.
Aproveito para anunciar já os dois primeiros concertos de Novembro (sexta e sábado, 1 e 2) com o Victor Zamora Quarteto. O pianista cubano residente em Portugal contará neste seu quarteto com a colaboração de Ricardo toscano (sax alto) Nelson Cascais (contrabaixo) e Bruno Pedroso (bateria).
A sala de concertos do Hot Clube funciona de Terça-feira a Sábado, das 22h00 às 02h00 (telef. 21 346 03 05). Grande parte dos concertos são programados entre Quinta e Sábado, enquanto Terças e Quartas estão na maioria das vezes reservadas para jam-sessions.
Todos os concertos têm duas partes de aproximadamente uma hora: 1ª parte: 22h30 - 23h30.  2ª parte: 00h00 - 01h00.
O preço dos bilhetes, situa-se entre os 5,00 e os 10,00 euros, sendo a média destes valores, o mais praticado (7,00 / 8,00 euros).
A entrada é livre nos dias em que não estão anunciados concertos ou quando assinalado no programa. Não há obrigatoriedade de consumo no bar.

Logo Revismarket