CINEMA

by Redacção Audio on 3 Maio 2012 19:01Comboio Nocturno para Lisboa

Rodagem do filme de Bill August chega ao fim

A rodagem do filme de Bill August, “Comboio Nocturno Para Lisboa” (Night Train to Lisbon) chega ao fim na próxima sexta-feira, 4 de Maio, em ambiente de profunda satisfação por parte de todos os envolvidos. 

Durante cerca de dois meses, Lisboa foi o palco do cinema internacional através desta co-produção luso-alemã- uíça, inspirada no livro de Pascal Mercier, que trouxe de regresso a Portugal Bille August e Jeremy Irons, passados quase 20 anos da rodagem do filme “A Casa dos Espíritos”. 

O sucesso das filmagens assentou em grande parte na excelente relação entre todos os envolvidos. O ambiente entre protagonistas estrangeiros e portugueses foi o de constante profissionalismo e camaradagem, tendo este contacto com atores consagrados, como Jeremy Irons, Bruno Ganz e Nicolau Breyner, constituído uma oportunidade de crescimento para a restante equipa artística, onde se incluem atores mais jovens como Jack Huston, August Diehl, Mélanie Laurent, Beatriz Batarda e Marco D’Almeida, entre outros. O mesmo êxito se pode, também, atribuir à relação entre o realizador dinamarquês, Bille August, os actores e a equipa técnica, constituída por mais de 100 profissionais, maioritariamente portugueses.
O sucesso desta parceria tripartida entre Portugal, Alemanha e Suíça confirma as palavras de Nicolau Breyner durante a Conferência de Imprensa de 15 de Abril: «um dos caminhos do cinema português deve passar pelas co-produções, e “Comboio Nocturno Para Lisboa” (Night Train to Lisbon) abre as portas a novos desafios num futuro que se adivinha próximo».

Produtores e realizador contam poder vir apresentar esta longa-metragem, cujo orçamento rondou os 8 milhões de euros, no princípio de 2013.

Logo Revismarket