Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Fantasporto 2024 em movimento

Fantasporto 2024 em movimento

26 novembro 2023

Mais de 1500 filmes para seleção no FANTASPORTO 44


O Fantasporto anunciou hoje que as inscrições de filmes para a 44ª edição do Festival Internacional de Cinema do Porto | Fantasporto´2024 encerram no final do corrente mês, sendo que o alinhamento final desta edição será anunciado no mês de Dezembro. Em Janeiro o programa final será dado a conhecer.
O Fantasporto 2024 realizar-se-á entre 1 a 10 de Março no Batalha Centro de Cinema e, eventualmente em outras salas do Porto.
Até à data fora já convidados cerca de 40 longas-metragens e 20 curtas-metragens vindas de 42 países, sendo que a representação chinesa é a maior da selecção até ao momento e, a Ásia voltará a ser o continente com mais filmes convidados, seguida da Europa e dos Estados Unidos.
Faltando ainda 15 dias para o fim das inscrições o Fantasporto recebeu directamente de produtores, agentes de vendas e realizadores de 5 Continentes, cerca de 400 longas-metragens e 1200 curtas-metragens, estas exclusivamente de características fantásticas conforme o regulamento, todas elas inéditas em Portugal, muitas delas para serem exibidas em antestreia internacional ou mesmo Mundial.
A selecção de filmes terá sido difícil, segundo a organização do Fantasporto, dado o muito elevado número de filmes submetidos e a qualidade que a maioria deles têm, algo de importante no âmbito da produção Mundial e que denota uma melhoria na produção e criatividade do cinema que se vem produzido actualmente.
De realçar, segundo o Fantasporto também a inscrição no Festival de diversas superproduções, referindo que estas são mesmo concorrentes com as megaproduções norte-americanas, sendo importante que os seus produtores colocam o Fantasporto num patamar considerando o Fantasporto como um evento capaz de promover internacionalmente cinematografias, as mais diversas, em particular a asiática.
No fundo tudo leva a crer que o Fantasporto 2024, apesar de se realizar durante o período final da Campanha Eleitoral para as Legislativas, poderá vir a ser um espaço que apele a atenção de largas audiências e que, a estas, lhe proporcione uma imagem clara da actual produção cinematográfica Mundial.
Só após a realização da programação diária, isto é, em Janeiro de 2024, é que poderão começar a saber-se quais os convidados do evento, os quais participarão nas chamadas MovieTalks diárias a realizar no Batalha Centro de Cinema. Também os convidados especiais e os júris das Secções Oficiais de Cinema Fantástico, a Semana dos Realizadores, a Oriente Express e a do Prémio Cinema Português, serão anunciados em Fevereiro.

Manga 3D

Note-se que o Festival decorrerá entre 1 a 10 de Março e que anunciou anteriormente que, na valência das retrospectivas, destacará a cinematografia de características fantásticas Húngara, uma mostra inédita a nível mundial de filmes em imagem real provenientes da Manga (Banda Desenhada) japonesa, um foco sobre a pouquíssimo conhecida cinematografia do Cazaquistão e, a dedicada ao realizador, vencedor do Fantasporto´2023 com o seu filme “Megalomania”, Karim Quelhaj.
Perspectiva-se assim uma das melhores edições do Festival Internacional de Cinema do Porto, vulgo Fantasporto 2024.

Ajasom marcas 25-02-23
Marantz Stereo 70s_Set 23

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos