LG OLED 300 dpi
Audiolab_Omnia_17-03-22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

FEST - Um festival atento ao mundo que o rodeia

FEST - Um festival atento ao mundo que o rodeia

17 Maio 2022

ENTRE A UCRÂNIA E AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS, AS TRADIÇÕES E A MODERNIDADE


FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema de 20 a 27 de Junho em Espinho


O mundo mudou muito nos últimos dois anos e a ameaça não para de nos surpreender. Ao atingir a maioridade, o FEST – Festival Novos Realizadores | Novo Cinema ensaia o regresso ao que apelidávamos de normal e, mais do que nunca, está alerta para a realidade. Entre 20 e 27 de junho, o Centro Multimeios, o Casino de Espinho e o espaço outdoor Village concentram uma programação eclética em que a qualidade une participantes, convidados e público. Do cinema português às primeiras obras, passando pelo cinema dos parceiros ucranianos do Festival de Odesa, Ucrânia.

FEST_LOGO_BARRA_RED_PT_RGB_2022

Na seleção das primeiras longas-metragens a competir pelo Lince de Ouro da 18ª edição do FEST – Festival Novos Realizadores| Novos Cinema um dos maiores destaques tem de ir, obrigatoriamente, para Utama, do estreante boliviano Alejandro Loayza Grisi, grande vencedor do World Cinema Award no Festival de Sundance em Janeiro, e de 4 prémios no prestigiado Festival de Málaga. Este retrato de um casal de idosos Quechua, do planalto boliviano, obrigado a confrontar uma seca catastrófica causada pelo degelo de um glaciar nos Andes promete dar muito que falar com o seu inesquecível cruzamento entre a arte e a ecologia. Dos Andes para os Alpes, outra obra de realce é A Piece of Sky do suíço Michael Kosh, obra que surpreendeu no último Festival de Berlim onde conquistou uma menção honrosa na competição oficial. E, ainda a alta altitude, das montanhas rurais do Vietname chega-nos um dos documentários mais louvados do momento, Children of the Mist, da jovem cineasta Ha Le Diem, vencedor de 3 prémios no IDFA e Cinema du Réel, e que nos apresenta a uma jovem rapariga perdida no limbo entre o progresso e a tradição. A competição conta, também, com a presença de Immaculate, dos romenos Monica Stan & George Chiper-Lillemark, uma visão claustrofóbica de uma rapariga encarcerada num centro de desintoxicação, que venceu 3 prémios na última edição do Festival de Veneza; o filme do canadiano Philippe Grégoire, Noise of Engines, que nos revela as desventuras de um jovem segurança alfandegário perpetuamente em conflito com a moral local; e a obra da cineasta argentina Agustina San Martín, Matar a la Bestia, uma das experiências mais ousadas do último Festival de San Sebastian e vencedora de um prémio em Mar del Plata.

the event

Um dos principais objetivos do FEST continua a ser promover e desenvolver de forma sustentada o cinema português, potenciando e promovendo novos cineastas e criando novos públicos. Na programação do Grande Prémio Nacional assistimos a vários regressos, como são os casos de Guilherme Daniel com Os Abismos da Alma; Débora Gonçalves com A Felicidade e Coisas Mórbidas; e Gonçalo Almeida com A Rapariga de Saturno, entre outros. O programa conta, por exemplo, com a estreia de The Event, corealizado pelo espinhense Hugo Sousa.

a rapariga de saturno

Inevitavelmente, a programação reflete o momento conturbado que a Europa atravessa. Em colaboração e solidariedade com os nossos colegas do prestigiado Festival de Odesa, a secção Be Kind Rewind é inteiramente dedicada a uma extensão deste nosso parceiro ucraniano, com um programa repleto de vencedores das últimas edições do festival de leste. Este programa conta com longas-metragens como Stop-Zemlya, de Kateryna Hornostay, ou o impressionante Atlantis, de Valentyn Vasianovych, para além de uma sessão de curtas-metragens de alguns dos maiores novos nomes do cinema da região.

stop zemlya
atlantis_1
Banner Ajasom Dez 2021
Marantz 40n

Outros conteúdos

C93 BANNER PT_Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022