CINEMA

by Redacção Audio on 25 Janeiro 2011 00:00Danny Boyle 127 Horas no Fantasporto

FILME NOMEADO PARA 6 OSCARES apresentado no Fantasporto

De novo o Fantasporto antecipa os Óscares na sua selecção. Danny Boyle, depois de ter vencido o Grande Prémio do Festival com “Shallow Grave – Pequenos Crimes Entre Amigos” e de ter estado presente no Porto para apresentar “28 Dias Depois”, confirma o talento que na altura o Fantas lhe adivinhava.

“127 Horas” recebeu 6 nomeações para edição deste ano dos Oscares – Melhores Filmes, Actor (James Franco), Montagem, Argumento Adaptado, Banda Sonora e Música Original.
“127 Horas” tem a honra de fazer a pré-abertura do Fantasporto 2011 na noite de 21 de Fevereiro, pelas 21.15 horas, no Teatro Municipal Rivoli. Esta é uma oportunidade de ser um dos primeiros a ver este drama real.
Depois da história cheia de magia de “Quem Quer Ser Bilionário” – Oscar de Melhor Filme em 2009 – o britânico Danny Boyle apresenta o seu mais chocante filme - “127 Horas”. O filme é distribuido em Portugal pela 20 Century Fox via Filmes Castello Lopes, que desta forma se associa novamente ao Fantasporto, neste caso para a Pre-Abertura de mais uma megafesta do cinema.
“127 Horas” é um retrato tumultuoso do alpinista Aron Ralston que ficou preso debaixo de uma pedra, num canyon isolado a sudeste do Utah nos Estados Unidos. São estas 127 horas que Danny Boyle “transporta” para o cinema. Durante aquele tempo, Ralston luta contra os seus próprios demónios enquanto se debate desesperadamente para se libertar daquele pesadelo. Pelo meio, lembra os seus amigos, namoradas, família e duas raparigas que conheceu pouco antes do acidente. O actor James Franco encabeça o elenco numa das suas melhores prestações no cinema, nomeada para um Óscar de Melhor Actor
Segundo o crítico de cinema do site “The Wrap”, John H. Foote, o filme contém cenas tão chocantes que durante a sua projecção no Festival Internacional de Cinema de Toronto provocou desmaios e ataques de pânico, obrigando à intervenção de serviços de urgência médica. Contudo, as imagens em causa não são violência gratuita, são assumidamente necessárias para nos envolver na personagem do protagonista do filme.
Este ano o Fantas volta, de novo, entre 25 de Fevereiro e 6 de Março, a utilizar exclusivamente as duas salas do Rivoli –Teatro Municipal realizando a sua festa de encerramento, o tradicional Baile dos Vampiros no sábado de Carnaval, 5 de Março, no Teatro Sá da Bandeira.
Entretanto poderá acompanhar o festival através de www.fantasporto.com (site que virá a ser substituído por um novo, a curto prazo) e das diversas redes sociais em particular no Facebook, sob as denominaçoes FANTASPORTO e NOITES DO RIVOLI.