LG OLED 300 dpi
Sarte_JBL-Dezembro 22
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Esoteric-Aqipa
Banner Imacustica Julho 22

42º FANTASPORTO

42º FANTASPORTO

8 Março 2022

Teatro Rivoli de 1 a 10 Abril -Grande Auditório Manoel de Oliveira


(Os filmes em exibição nesta sala, com a excepção das curtas-metragens, têm legendas em português

6º FEIRA, 1 ABRIL
20.45 • SESSÃO OFICIAL DE ABERTURA
xxxHolic - Mika Ninagawa - 110’ (Jap) - CF - Fantástico /Manga - ANTESTREIA MUNDIAL - v.o. leg. Ingl.
Um estudante chamado Watanuki quer uma vida normal. Para se ver livre do que o atormenta, é guiado por uma borboleta até uma loja de uma bruxa onde se lê “posso satisfazer qualquer desejo”. No entanto, cada desejo concedido tem um preço. Uma superprodução belíssima baseada numa manga muito popular de Clamp, cheia de fantasia e acção, onde está presente a grande tradição estética japonesa.
23:00 • FANTASCLASSICS/ FILMES CULTO
Blade Runner - Ridley Scott - 117’ (E.U.A.) - 1982- 40 Anos - v.o. leg. port
Na Los Angeles de 2019, um policial, Deckard, interpretado por Harrison Ford, está encarregado de caçar quatro replicantes que chegaram ilegalmente à Terra para se encontrem com o seu criador. Filme revolucionário de ficção científica e filme-culto inquestionável. “Time to Die!” diz o moribundo replicante nos portentosos momentos finais (um fabuloso Rutger Hauer) do filme. 40 anos depois da estreia europeia no Fantasporto, este filme de Ridley Scott é ainda uma experiência a não perder.

Sábado, 2 ABRIL
16:00 • The Laws of the Universe - The Age of Elohim (Japão) - 119’ - CF - ANTESTREIA EUROPEIA - Animé - v.o. leg. ingl.
Muito para além da animação japonesa industrializada, este filme leva-nos ver uma cuidada e belíssima animação mas ainda dentro do espírito manga. Yaizael é enviada para proteger a Terra. A proverbial luta entre o Bem e o Mal na era da defesa do nosso planeta e da sua beleza.
18.15 • Jacinto - Javi Camino - 95’ (Esp) - SR -Drama - v.o. leg. ingl.
A vida pacata de uma aldeia galega é abalada pela chegada de uma filha de terra e da sua amiga sueca, ambas pertencentes a uma banda de “heavy metal”. Para Jacinto, um jovem com uma deficiência mental que acredita no padre da terra, elas são o diabo em pessoa. Este filme foi Prémio de Público da Secção Panorama no Festival de Sitges e Prémio do Juri no Festival de Austin.
21.00 • The House - Rick Ostermann - 90’ (Alem) - CF - Ficção Científica - v.o. leg. ingl.
Na Alemanha de 2029, um jornalista estrela proibido de escrever, por ter caído em desgraça, e a sua mulher refugiam-se na sua casa da ilha que possui tecnologia avançada e onde se julgam a salvo. À medida que a situação política piora, a casa transforma-se, de um refúgio seguro num poderoso adversário. Uma imagem realista dum futuro tecnológico que usa o progresso para fins bem mais ancestrais, a manipulação do poder.
23.00 • Ox-Head Village - Takashi Shimizu - 115’ (Jap) - CF - Horror - ANTESTREIA MUNDIAL- v.o. leg. ingl.
Umas jovens estudantes vão para um edifício abandonado fazer uma transmissão para os seus seguidores na net. Uma partida sem graça feita a uma delas é o ponto de partida para se revelar uma história de horrores e à descoberta de costumes antigos. Do vencedor do Prémio de Melhor Filme Fantástico do Fantasporto 2021 com “Suicide Forest Village”.
DOMINGO, 3 ABRIL
16:00 • Annular Eclipse - Zhang Chi - 97’ (China) - CF - ANTESTREIA EUROPEIA - Ficção Científica - v.o. leg. Ingl.
Em 2030, numa metrópole que lembra “Blade Runner, o filme conta a história de um assassino, Ge, que está a tentar recuperar a sua memória ao mesmo tempo que executa missões para a sua organização. Uma grande produção chinesa que mostra uma versão fabulosa da Arquitectura do futuro. Selecção do Festival de Busan.
18.00 • The Unburied / El Cadáver Insepulto - Alejandro Cohen Arazi - 84’ (Arg) - CF - CENAS EVENTUALMENTE CHOCANTES - Horror - v.o. leg. ingl.
Maximiliano volta à terra onde viveu para o funeral do pai e tratar de papéis. Lá, esperam-no os irmãos e o corpo do pai que ainda está onde morreu. Mas é preciso respeitar os seus desejos. E todos na terra parecem pouco preocupados com tudo. O passado volta num clima de horror e trivialidade. Primeira longa-metragem deste realizador argentino.
21.00 • Baby Assassins - Hugo Sakamoto (Jap) - 95’ - SR - ANTESTREIA EUROPEIA - Thriller - v.o. leg. ingl.
A alienação da juventude, o “dressplay” e a tecnologia à japonesa numa época em que a insensibilização da juventude é promovida em jogos e filmes. Chisato e Mahiro são duas adolescentes estudantes à beira de terminar os estudos. Também são duas assassinas de alto calibre. Quando a organização que as contratou as manda viver juntas, cria-se a parceria perfeita.
23.00 • The Exorcism of God- Alejandro Hidalgo - 99’ (E.U.A./Mex/Venez) - Horror - v.o. ingl.
Um padre norte-americano é chamado para realizar um exorcismo. Mas nada corre como é previsto e anos mais tarde ainda está a sofrer as consequências do que fez. O realizador Alejandro Hidalgo visitou o Fantasporto em 2014 para apresentar em antestreia mundial a sua primeira longa, “La Casa del Fin de los Tiempos”, filme multi-premiado a seguir.

2ª FEIRA, 4 ABRIL
16:00 • Alchemy of the Spirit - Steve Balderson - 92’ (E.U.A.) - CF - ANTESTREIA EUROPEIA - Fantástico - v. o. Ingl.
Oliver, um artista que sobe em notoriedade, enfrenta a morte da mulher. O seu espírito volta 5 vezes, habitando uma dança entre a Vida, a Arte e a Morte. Excelente trabalho dos actores principais, a actriz Sarah Clarke e o actor-artista Xander Berkeley cujo verdadeiro trabalho é apresentado no filme, mostrando a realidade por detrás do acto de criação. O realizador Steve Balderson visitou o Fantasporto em 1999 para apresentar “Pep Squad”.
18.00 • Eviction - Maté Fazekas - 87’ (Hun) - SR - drama - v.o. leg. ingl.
Richard é um ambicioso oficial de diligências a quem finalmente entregam um caso de despejo, uma casa onde vive uma senhora de idade que se recusa a sair. O que parecia uma acção de rotina torna-se num caso importante na cidade com o envolvimento de todas as forças e autoridades locais. Primeira longa-metragem do realizador Maté Fazekas.

21.00 • Saralish - Yaser Ahmadi, Behrooz Bagheri - 76’ (Afeg/ Irão) - SR - Drama - ANTESTREIA MUNDIAL - v.o. leg. Ingl.
“Saralish” significa casamento arranjado. No Irão rural de hoje, dois homens combinam a troca das filhas. Uma menina, Anar, é trocada por outra, Tara, sem qualquer intervenção das mães e torna-se mulher de um homem velho. E quando uma afegã que viveu na Alemanha regressa à aldeia para resolver o seu próprio casamento arranjado ainda no ventre da mãe, a sorte de todas as mulheres da terra só piora. Um alerta para a situação dos direitos humanos nestas paragens.
22.30 • 2049: The Hedgehog Effect - 162’ (Taiwan) - SR - ANTESTREIA MUNDIAL - Ficção Científica - v.o. leg. ingl.
Os efeitos especiais de alta qualidade tornam credível este futuro próximo e um exemplo do que poderá ser a nossa vida com a tecnologia a invadir tudo. Num futuro possível uma mulher tenta matar-se no alto de um arranha-céus, rodeada de drones.


» Próxima página (Página 2 - 2/3)

Ajasom Bergman_Galder
Marantz 40n

Conteúdo

Ajasom Bergman_Galder

Outros conteúdos

TCL C73 Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022