TESTES

by António Flórido on 16 Janeiro 2011 00:00Focal Scala Utopia

Em grande e à francesa!

A Focal, anteriormente JM Lab, tem-se distinguido por fabricar produtos que assumem uma sonoridade muito própria, ao invés de optar pelo mais fácil caminho de tentar agradar a gregos e a troianos.

A Focal, anteriormente JM Lab, tem-se distinguido por fabricar produtos que assumem uma sonoridade muito própria, ao invés de optar pelo mais fácil caminho de tentar agradar a gregos e a troianos. Com essa abordagem tem conquistado um numeroso conjunto de fiéis clientes; por outro lado, existem também muitos audiófilos que simplesmente não se revêem na sonoridade Focal e que por isso nunca considerariam a compra de um produto da marca. São as vantagens e desvantagens de fabricar produtos com personalidade.

Personalidade é algo que não falta aos produtos da Focal. Ao longo de mais de uma década de colaboração com a Audio&CC, tenho tido a oportunidade de avaliar diversos produtos da marca, desde modelos das séries mais acessíveis, passando pelas gamas Electra e Profile, até à gama de topo Utopia.

Com uma dimensão que lhes permite desenvolver e fabricar todos os componentes das colunas, desde as caixas às unidades activas, a Focal pode assim assumir liberdades que estão vedadas a muitos outros fabricantes, que têm de se cingir aos produtos fornecidos por terceiros, de onde resultam produtos únicos e que se distinguem da maioria das ofertas existentes no mercado. A gama Utopia é desde há muito sinónimo de áudio high-end, competindo com as mais ilustres marcas de colunas do mercado mundial.

» Próxima página (Tecnologia - 2/4)