Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Streamer/DAC Audiolab 9000N

Streamer/DAC Audiolab 9000N

João Zeferino

25 março 2024

Um mundo de música de alta qualidade na ponta de um dedo


Audições


O Audiolab 9000N foi testado em três situações distintas. Principalmente como fonte digital, com o controlo de volume inibido, e ligado ao pré-amplificador Accuphase C-2150 via cabo analógico Kubala-Sosna Fascination balanceado. A ligação entre prévio e amplificador esteve a cargo do Kimber Select KS-1121. Na segunda situação o 9000N foi ligado, com o controlo de volume em modo ajustável, directamente ao amplificador de potência Accuphase P-7300. Por fim, utilizei o Audiolab como transporte digital, ligando a saída digital coaxial à entrada respectiva do DAC Soulnote D-2, via cabo digital coaxial Nordost Blue Heaven. As colunas foram as Perlisten S7T ligadas com os habituais Kimber Select KS-3033.

Audiolab 9000N_Foto 5

O 9000N foi utilizado essencialmente como streamer da música fornecida pelo Tidal e algumas inconsequentes audições de rádio internet. Segue a lista não exaustiva das músicas escutadas durante o período de audições:


-J. Brahms – Sinfonia nº4, Orquestra Sinf. de Pittsburg, Manfred Honeck
-L.v. Beethoven – Concerto para piano e orq. nº 5, Krystian Zimmerman, Orq. Fil. Viena, Leonard Bernstein
-Carl Orff – Carmina Burana, Orq. Sinf. Boston, Coro New England Conservatory, Seiji Ozawa
-S. Rachmaninov – Danças Sinfónicas, Orq. Minnesota, Eiji Oue
-J. Brahms – Concerto para violino e orq, Op.77, Victoria Mullova, Orq. Fil. Berlim, Claudio Abbado
-A. Bruckner – Sinfonia nº8, Orq. Fil. Viena, Carlo Maria Giulini
-Dire Straits – Love Over Gold
-Diana Krall –The Girl in The Other Room
-Joe Morello – Standard Time
-Patricia Barber – Companion


Desde as primeiras audições que percebi que este Audiolab tinha qualquer coisa de muito sério na forma como apresenta o evento musical. A sonoridade que se apresenta sempre encorpada, doce, mas limpa e de fino recorte, proporciona um muito fácil seguimento do evento musical, revelando com acuidade os detalhes que contam para uma plena fruição desse evento. Com a sinfonia de Bruckner, que foi talvez o maior desafio que lhe coloquei, as cordas surgiram sempre sedosas, de timbre bem identificado e com o corpo necessário e esperado de um conjunto de naipes de uma grande orquestra. Os metais soaram refulgentes, brilhantes e límpidos, sem o menor resquício de agressividades, antes opulentos, luminosos, com uma desenvoltura dinâmica extraordinária para um equipamento deste nível de preços e perfeitamente colocados no âmbito do palco sonoro. As madeiras, bem timbradas com boa presença e focagem. Esta gravação que conheço muito bem e ouço frequentemente foi talvez o maior desafio, uma vez que para além de ter o CD original desde há muitos anos na minha colecção, tenho ainda esse CD ripado no disco rígido do meu Aurender ACS10. O que importa salientar é que a prestação do Audiolab, ainda que não ao nível do que é possível experimentar com o conjunto Aurender+Soulnote D-2, foi perfeitamente capaz e igualmente recompensadora do ponto de vista estritamente musical.

Audiolab 9000N_Foto 4

Com obras musicais menos dinamicamente exigentes como o Concerto para piano e orquestra nº 5 de Beethoven, a tridimensionalidade e a transparência do palco sonoro e a notável pureza do timbre seriam motivos suficientes para lhe granjear uma recomendação. O palco sonoro está ao nível do melhor que já me foi dado ouvir de um streamer deste nível. Para além de amplo nas três dimensões, a transparência com que se desenvolve permite que os diversos planos de profundidade surjam com igual importância relativa, aliando uma excelente focagem e iluminação dos intervenientes que se mantém constante independentemente da posição mais ou menos recuada destes, revelando de um modo bem vincado a assinatura sónica do local de gravação e contribuindo para uma sensação de envolvência muito agradável.

O registo grave apresenta uma excelente extensão, sendo muito bem definido em termos tímbricos, ligeiramente arredondado no extremo grave mas rápido a responder às solicitações e com uma intensidade e uma dinâmica impressionantes. Do álbum Companion, da Patricia Barber, recordo o tema Black Magic Woman que foi apresentado com um notável sentido de ritmo, uma batida forte e uma dinâmica bem marcada. O registo grave, poderoso e intenso, faz sentir o poder do pedal da bateria com sensível visceralidade e contribui para o som robusto e encorpado, que não será a última palavra em resolução e minúcia, mas que é cativante, envolvente e faculta longas horas de audição de genuíno prazer auditivo.

Audiolab 9000N_Foto 6

A gama média apresenta uma transparência de bom nível, alia uma assinalável suavidade a uma total ausência de grão electrónico, fomentando uma apresentação extremamente natural da música. Este efeito de naturalidade na apresentação conjugado com as amplas dimensões do palco sonoro, permitem que a música se desenvolva com uma natural fluidez, sempre com um sentido rítmico a tempo e propicia audições plenas de satisfação e isentas de quaisquer efeitos passíveis de induzir cansaço.

O registo agudo surge com as mesmas características tímbricas da gama média, a mesma fluidez e naturalidade de apresentação. Apresenta-se bastante extenso, embora não muito explícito, capaz de dar a perceber o tilintar ressonante das notas mais agudas do piano ou pelo modo como resolve o decaimento do som dos pratos após a percussão, faculta uma reprodução natural da voz e, embora claro e nitidamente focado, nunca apresenta quaisquer sinais de dureza. Um carácter por vezes algo recuado pode conferir-lhe, com algumas gravações, um carácter ligeiramente sombrio.

Audiolab 9000N_Foto 7

Conclusão

Equipamentos como o Audiolab representam o futuro da audição de música. No caso do 9000N a aliança entre o mundo de música que a função streamer coloca ao alcance de um dedo do utilizador, conjugado com as funções de conversor digital/analógico e a possibilidade de funcionar como pré-amplificador fazem do 9000N uma fonte digital completa à qual basta juntar um amplificador integrado ou de potência e umas colunas, para se obter um sistema de reprodução digital de música de alta qualidade. Por um valor inferior a 3 000€ o Audiolab 9000N provou ser uma máquina com um excelente valor, com um desempenho a roçar o high-end, e uma proposta merecedora da minha mais elevada recomendação.



Streamer/DAC Audiolab 9000N



Representante Sarte Audio
Preço: 2 790 €