TESTES

by João Zeferino on 21 Dezembro 2010 00:00Martin Logan Ethos

Transparência e Resolução!

Ele há coincidências curiosas. As colunas de painel foram durante mais de uma década o «ai Jesus» da audiófilia informada.

Quem teve o privilégio de acompanhar os desenvolvimentos dos equipamentos de reprodução de som, principalmente durante a década de 80 e princípio de 90, lembrar-se-á do misto de veneração e misticismo que as colunas de painel, originárias essencialmente da Quad, Magneplanar, Apogee, Soundlab e Martin Logan, despertavam nos audiófilos e para os quais representavam o Graal sónico que todos nos propúnhamos atingir um dia.

Com um comportamento caprichoso de vedeta, preço elevado e exigentes quanto à qualidade do equipamento complementar, nomeadamente a amplificação que se requeria poderosa e de grande qualidade, logo cara, estas colunas estavam ao alcance de apenas alguns afortunados que podiam não apenas pagar o respectivo preço, mas também suportar os custos com o restante equipamento, assim como possuir condições de audição que lhes permitissem realizar o fantástico potencial dos painéis.

As possibilidades que tive de as ouvir nesse tempo resumiram-se a apresentações em Audioshows ou, no caso das Quad, nas saudosas instalações da Valentim de Carvalho na Rua Nova do Almada. Apesar de raras, algumas dessas audições deixaram-me uma marca indelével que contribuiu para o desenvolvimento da minha cultura audiófila. Inesquecíveis foram por exemplo as audições das Martin Logan CLS ou das Soundlab na Escola Superior de Educação, durante um dos primeiros Audioshows.

A coincidência a que aludi no início deste texto refere-se ao facto curioso de, depois de mais de uma década sem ouvir umas colunas de painel, com a notável excepção de umas Martin Logan Aeon em 2002, quis o destino que no mesmo mês tivesse a oportunidade de ouvir na minha sala de audições não um mas dois dignos conjuntos de representantes dessa família, as Magneplanar MG12 e as Martin Logan Ethos, objecto da presente análise.

» Próxima página (Descrição - 2/6)