TESTES

by João Zeferino on 1 Fevereiro 2011 00:00B&W CM5 – Caixa mágica

CM5

Especificações

Caracteristicas

Tweeter: Cúpula de alumínio 25 mm – carregamento
por tubo Nautilus
Mid-woofer: Cone em entrançado de fibra de Kevlar com 165 mm
Potência admissível: 30-120 W
Resposta em frequência: 52 Hz-22 kHz +/-3 dB
Limites de frequência: 45 Hz e 50 kHz a -6 dB
Impedância 8 Ohm (min. 3,7 Ohm)
Sensibilidade: 88 dB/1 W a 1 m
Frequência do crossover: 4 kHz
Dimensões: 340 x 200 x 301 mm (A/L/C)
Peso: 8,9 kg

A B&W parece ter sempre a resposta certa às necessidades que o mercado lhe apresenta

As principais diferenças das CM1 para as CM5, para além da caixa de maiores dimensões, centram-se na utilização de um mid-woofer com 165 mm de diâmetro, contra os 130 mm da unidade que equipa as CM1, para além de uma sensibilidade muito razoável, de 88 dB, contra o manifestamente baixo valor de 84 dB das CM1. Daqui resulta a muito maior desenvoltura dinâmica mencionada e uma menor exigência em termos de potência de amplificação.

O par que me calhou em sorte testar tinha um acabamento em piano lacado, particularmente bonito, e que apenas peca por ser bastante receptivo a dedadas, pó e outras enfermidades do ambiente doméstico, mas isso é o preço a pagar pela beleza do acabamento. As caixas são do tipo bass-reflex com pórtico traseiro. A B&W continua a fazer uso da tecnologia Flowport, que consiste num desenho específico do pórtico que inclui um conjunto de marcas, semelhantes às da superfície das bolas de golfe, e cuja finalidade é a redução da fricção ou resistência à passagem do ar. As CM5 estão equipadas com dois pares de excelentes terminais de coluna, os quais aceitam a ligação de cabo nu, forquilhas ou fichas banana.

A unidade de graves é, como habitualmente na marca, em fibra de Kevlar entrançada, com 165 mm de diâmetro, e o tweeter é uma unidade de cúpula de alumínio com 25 mm e carregamento por tubo Nautilus, tecnologia derivada dos modelos superiores; contudo e ao contrário do que sucede na gama 800, aqui o conjunto tweeter+tubo encontra-se no interior da caixa. O crossover é de primeira ordem, com uma frequência de corte nos 4 kHz, e a resposta em frequência estende-se dos 52 Hz aos 22 kHz +-3dB.

» Próxima página (Audições - 3/4)