TESTES

by Jorge Gonçalves on 25 Junho 2018 15:44BenQ W1700, 4K a preço acessível

O 4K para todos

Análise
O BenQ W1700 foi ligado via HDMI ao Sony BDP-7200, via cabo HDMI da Ixos, tendo sido utilizada uma tela Lumene Capitol 200C com 92” (233 cm) de diagonal para o visionamento.
O BenQ revelou-se um projector surpreendente, se atendermos ao preço a que é comercializado. Revelou um nível de negro bastante profundo, bem texturado e pleno de detalhe. Nas cenas de O Gladiador (em Blu-ray) passadas nas masmorras, em que zonas de penumbra alternam com zonas parcamente iluminadas por algum raio de sol, o nível de detalhe conseguido pelo W1700 foi verdadeiramente espectacular, capaz de separar as zonas de luz das zonas de sombra, sem interferências entre ambas e facultando um equilíbrio de cor e luz que permite perceber os contornos arquitectónicos do edifício, as cores e a textura dos diversos objectos nas zonas de sombra, sem causar efeitos de excessiva saturação nas zonas iluminadas, prova de um contraste de excelente nível e de um processamento electrónico do sinal que potencia as qualidades da óptica.
Se o tratamento das zonas de transição claro/escuro é excelente, a rendição cromática não lhe fica atrás. As cores surgem fortes, quentes e bem saturadas, sem quaisquer indícios de transbordo independentemente da luminosidade da cena. Sejam em cenas de um céu azul e sol brilhante ou a lidar com as imagens fortemente processadas por computador em Star Wars Ep. II (versão em Blu-ray), assiste-se sempre a um excelente equilíbrio cromático, capaz de transmitir sensações verdadeiramente cinematográficas, que nos envolvem facilmente no espectáculo.
As cenas de grandes movimentações e situações de panning são reproduzidas com bastante à-vontade, sempre de um modo fluido e natural sem sobressaltos ou hesitações dignos de nota, o que é tanto mais notável porquanto o W1700 não possui nenhum circuito de interpolação de fotogramas que ajude a suavizar as transições mais abruptas. As cenas das grandes paisagens do planeta da princesa Amidala (Star Wars Ep. II) provaram a qualidade do processamento da imagem, resultando em movimentos fluidos e sem efeitos de arrastamento.
Passando a um registo completamente diferente, o filme de animação Monsters Inc. (versão em DVD) serviu para comprovar a excelente prestação de cor e o recorte e nitidez que o BenQ W1700 é capaz de oferecer. As cores fortes das personagens surgiram sempre muito bem saturadas e com uma excelente dinâmica. Os vermelhos, os azulões, os violetas e os verdes surgem de um modo quase espontâneo na tela, sem qualquer espécie de esboroamentos, com um recorte preciso e uma notável nitidez.

» Próxima página (Página 3 - 3/3)