PRÉMIOS

by João Zeferino on 8 Fevereiro 2011 15:08Os produtos do ano

Selecção dos melhores equipamentos analisados pela Audio & Cinema em Casa no ano de 2010

Parece que foi ontem e afinal já passou um ano desde que a equipa da Audio & Cinema em Casa se reuniu para atribuir os prémios do ano. Uma vez mais chegámos ao final do ano e, cumprindo a tradição, reunimo-nos para apreciar o que de melhor nos foi dado a conhecer durante o ano de 2010 e atribuir os tão cobiçados prémios do ano.
Se 2009 confirmou um regresso ao estéreo e uma crescente apetência por equipamentos do segmento high-end, 2010 confirmou essa mesma tendência com um grande número de equipamentos analisados a pertencerem ao segmento alto do mercado, reflectindo a procura que os representantes e lojistas sentem ser o principal interesse dos consumidores.
Este ano, e para além da divisão em categorias e eventual subdivisão em escalões de preço, a equipa decidiu criar uma nova categoria elegível, a de «Escolha do Editor», a qual pretende destacar produtos excepcionais e que representam essencialmente uma escolha pessoal do editor da Audio & Cinema em Casa, Jorge Gonçalves.
Sem mais delongas, passemos então à apresentação dos produtos premiados e respectivas categorias, deixando desde já os nossos parabéns quer às marcas quer aos respectivos representantes/agentes nacionais.

Leitor de Média

Linn Magic DS-1

Testado na Audio n.º 227, Janeiro/Fevereiro de 2010

A música em streaming afirma-se cada vez mais como a fonte que no futuro vai alimentar os sistemas de áudio com música da melhor qualidade. A Linn foi um dos primeiros fabricantes que se atreveu a tomar uma decisão radical aqui há cerca de um ano: deixou pura e simplesmente de fabricar leitores de CD’s e tomou o rumo de implementar a gama DS em termos de fontes de música. O Majik DS-I é o passo evolutivo normal neste processo de substituição e junta num só equipamento tudo aquilo que pode ser necessário num sistema de áudio: leitor de áudio streaming, pré-amplificador com entrada phono MM e amplificação de potência. O desempenho é de primeira água para um equipamento desta zona de preços, principalmente com masters de alta resolução e temos, portanto, aqui o equipamento perfeito para quem se quer iniciar nestas lides.

Rep.: Linn Ibérica; telef.: (+34) 93 721 48 64; preço: 3.025 €

Auscultadores

Grado GS 1000i

Testados na Audio n.º 226, Novembro/Dezembro de 2010

A personalidade sonora dos Grado pode definir-se em poucas palavras. O seu som é quente e afável, tão quente e afável quanto é conveniente às audições de música na intimidade do silêncio individual e solitário. Os Grado têm um som romântico, onde as médias frequências predominam de forma subtil, mas sem nunca se sobreporem aos extremos de frequência. Especialmente, as médias-altas frequências e os agudos apresentam uma qualidade notável, a permitirem uma reprodução de instrumentos de sopro (metais e madeiras) sem nenhuma compressão, mas deixando-nos aperceber bem, por exemplo, as texturas correctas dos timbres. Por outro lado, os agudos são de um requinte a toda a prova, chegando a ser assombrosos pela qualidade demonstrada e assegurando um conforto e um prazer únicos em audições prolongadas.

Representante: Audioteam; telef.: 217649532; preço: 1190€