OUTROS

by Jorge Gonçalves on 29 Maro 2011 17:57Alenquer será a primeira região do país a passar totalmente para emissão de televisão digital

Alenquer será a primeira região de Portugal a contar com emissão de televisão apenas em sinal digital, com a emissão analógica a fechar em 12 de Maio.

Neste momento, Alenquer, como o restante País, está a receber em simultâneo emissões digitais e analógicas, sendo que nesta região, a partir do dia 12 de Maio, as emissões de televisão analógica serão desligadas, mantendo-se as emissões em sinal digital, a partir do retransmissor de Alenquer.
Após o apagão analógico em Alenquer será a vez do Cacém, a 16 de Junho, e da Nazaré, a 13 de Outubro, também passarem a contar com emissões apenas em sinal digital.
Actualmente, toda a população portuguesa está coberta pela televisão digital terrestre, pelo que as pessoas que o pretendam podem desde já passar a receber esta nova forma de ver televisão. A televisão digital permite uma melhoria da qualidade da imagem e do som, face à actual, e permite ainda novas funcionalidades, como ter acesso a um guia electrónico de programação, parar a imagem ou gravar programas.
As pessoas que já possuam um televisor compatível com a norma MPEG 4 não precisam fazer nada para se adaptar à TDT, basta ligar o cabo de antena à sua televisão e recebem o sinal digital. Quem não quiser comprar um televisor pode continuar a usar o que já tem, bastando que compre um descodificador. Neste caso, é preciso ligar o cabo de antena ao descodificador, e ligar este ao televisor através de um cabo SCART ou, designação mais corrente, de 21 pinos.
A recepção da televisão digital terrestre não implica a necessidade de subscrever serviços de televisão paga, pelo que não envolve o pagamento de quaisquer mensalidades, mantendo-se a recepção de televisão como até aqui. Quem dispõe de um serviço de televisão paga não precisa de se adaptar à TDT.
As antenas que estão instaladas nos telhados são, em muitos casos, adequadas a receber televisão digital terrestre e o preço de um descodificador começa em volta dos 35…40 Euros.