NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 26 Agosto 2012 00:13Premios EISA 2012-2013

Os melhores da Europa estão aí.

Prémios de Equipamentos Móveis 2012-2013

Telemóvel Europeu 2012-2013
Samsung Galaxy S III

Dizer «Hi Galaxy» é mais que suficiente para começar uma conversação virtual com o Galaxy III, utilizando a sua função S-Voice. O topo-de-gama da linha Samsung Galaxy introduz um vasto número de novas tecnologias no ambiente Android. Os controlos vocais e gestuais incluem a função Smart Stay, a qual acompanha os movimentos dos olhos para manter o mostrador iluminado enquanto se está a olhar para ele; e a função Direct Call inicia automaticamente uma chamada logo que se aproxima o telefone do ouvido. O Galaxy III está equipado com um poderoso processador de quatro núcleos, funcionando a 1,4 GHz, o mostrador HD Super AMOLED, com uma resolução de 1280 x 720 pixel, tem uma diagonal de 12,2 cm e a máquina fotográfica de 8 milhões de pixel pode gravar vídeo a 1080/30p. O Galaxy III é um mais que evidente vencedor EISA.


Telemóvel Europeu para Média Social 2012-2013
HTC One S

Este smartphone tem um corpo moldado a partir de uma única peça de alumínio trabalhado com recurso à «oxidação por microarco», de modo a obter-se um acabamento a negro suave ao toque. Este processo, no qual o metal é atingido com descargas de 10.000 Volt, faz com que este telemóvel com 7,87 mm de espessura seja ao mesmo tempo durável e mais forte do que seria se se utilizasse alumínio convencional na caixa. O mostrador AMOLED de 10,1 cm de diagonal tem uma resolução de 540 x 960 pixel e é protegido por vidro Gorilla. Todo o poder de funcionamento do telemóvel assenta num processador de núcleo duplo de 1,5 GHz e a sua câmara de 8 milhões de pixel integra um flash a LED. O One S grava vídeo a 1080/30p e a sua secção de áudio recorre ao igualizador Beats Audio. A face mais visível deste smartphone Android 4.0.3 baseia-se na interface gráfica HTC Sense, na qual podemos encontrar uma grande variedade de widgets de média e aplicações.


Avanço Europeu em Fotografia por Telemóvel 2012-2013
Nokia PureView Pro Imaging Technology

Muitos anos de pesquisa e desenvolvimento foram necessários para se chegar à tecnologia de imagem PureView da Nokia. O conceito fundamental assenta na implementação de um sistema de zoom digital para telemóveis que seja capaz de produzir imagens de elevada qualidade mesmo quando resultam de um crop da imagem original. O primeiro telemóvel a integrar esta tecnologia é o Nokia 808 PureView, com lentes Carl Zeiss, flash de xénon e iluminação a LED para gravação de vídeo. Utiliza um sensor de elevada resolução (7728 x 5368 pixel) que pode dar origem a imagens com 30 ou 32 Mpixel (dependendo do formato) quando o zoom não está a ser utilizado. Quando se utiliza o zoom o telemóvel corta a parte activa do sensor para se obter uma área progressivamente menor. A tecnologia Nokia PureView Pro é um enorme salto em frente no campo dos equipamentos móveis e coloca a fotografia de alta resolução ao alcance das massas.


Colunas sem Fios Europeias 2012-2013
Philips Fidelio A9 (AW9000)

Uma vez que as colunas Fidelio A9 estão equipadas com Wi-Fi, podem reproduzir toda a sua colecção de música, esteja ela armazenada num computador, num disco duro externo, numa drive NAS, num servidor de média ou na «nuvem». A aplicação AirStudio para smartphones detecta todas as fontes de música existentes na sua casa, incluindo rádio por Internet. Basta deslizar o seu dedo pelo mostrador para ligar qualquer desses dispositivos às Fidelio A9, o que faz com que o telemóvel seja o principal dispositivo de controlo numa casa. O sistema compreende duas colunas, uma passiva e a outra incluindo a amplificação e a electrónica de ligação em rede, as quais se ligam uma à outra através do cabo incluído. Este elegante conjunto de prateleira tem uma tremenda relação preço/qualidade e o bass-reflex traseiro possibilita a reprodução de graves extensos e controlados.


Auscultadores Portáteis Europeus 2012-2013
Focal Spirit One

Os Focal Spirit One são a primeira incursão da marca no mundo dos auscultadores portáteis e são fornecidos com um luxuoso estojo que inclui uma bonita bolsa com fecho para armazenar e proteger o equipamento. Os auscultadores são do tipo fechado, com um controlo remoto e um microfone integrados no cabo, ambos compatíveis com a audição de música e telefones iOS ou smartphones. O cabo antienrolamento é totalmente destacável. A Focal utilizou materiais de alta qualidade na construção destes Spirit One, sendo eles ao mesmo tempo leves e confortáveis de utilizar. As almofadas são muito suaves e bastante eficientes em termos de isolamento em relação a ruídos externos. A qualidade de som é excelente, com grande ênfase nas frequências mais elevadas, mas igualmente com abundância de graves sempre que eles sejam necessários.

Conectividade Inteligente Europeia 2012-2013
JVC KW-NSX1

À primeira vista pode pensar-se que o JVC KW-NSX1 é um grande auto-rádio no formato duplo-DIN e não se está muito longe da verdade. Os aspectos que mais chamam a atenção incluem o amplo mostrador de 6,1 polegadas, o qual apresenta indicações relativas ao rádio RDS, leitor de CD’s ou música USB, vídeo de DVD ou DivX, ligação Bluetooth ou interface relativa a aplicações para iPhone/iPod. No entanto, a característica mais importante é, de longe, a função Mirror Link: sendo um dos primeiros equipamentos a nível mundial a implementar este novo standard, isso significa que o KW-NSX1 se liga directamente a alguns smartphones compatíveis com sistemas operativos iOS ou Android, tornando assim possível apresentar conteúdos e aplicações no amplo mostrador e controlá-las a partir dele. O imenso mostrador LCD irá apresentar uma imagem de espelho do ecrã do seu telefone, o que facilita em muito a implementação de determinadas acções. E as alterações efectuadas no ecrã do equipamento reflectem-se de modo imediato no mostrador do telefone. O JVC KW-NSX1, com Mirror Link, é uma excelente solução para usufruir o máximo possível do seu smartphone quando utilizado no interior de um automóvel.

» Próxima página (Página 8 - 8/8)