NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 3 Maio 2012 19:37Catadupa de novidades na Toshiba

Toshiba aposta em TV e notebooks

Mas o grande chamariz desta apresentação foi o televisor 55ZL2, o primeiro a disponibilizar televisão 3D sem necessidade de óculos e cujo teste está publicado nesta edição da Audio e Cinema em Casa (N.º 235, Maio/Junho de 2012). A primeira apresentação tinha tido lugar na IFA 2011, mas só agora o 55ZL2 está disponível na maioria dos mercados europeus, surpreendendo todos os espectadores de cada vez que se demonstra que o 3D funciona realmente sem necessidade de óculos e apresenta imagens tridimensionais com uma apreciável naturalidade.

No que se refere a leitores de Blu-ray, a Toshiba tem três modelos no mercado, o BDX1300KE, o BDX2300KE e o BDX4350KE. Os dois primeiros permitem reproduzir Blu-ray e DVD a 1080p/2D, enquanto o último tem capacidades 3D. Todos integram capacidades DLNA Media Player, bem como a tecnologia Toshiba REGZA-LINK, que permite controlar o leitor e os televisores da marca através de um único controlo remoto. Todos podem ser ainda controlados através da aplicação Toshiba Remote, disponível gratuitamente para o iPhone ou para smartphones Android. O BDX2300KE só deverá estar disponível no segundo semestre de 2012, enquanto os outros dois modelos já estão neste momento no mercado.

Foram apresentados igualmente nada menos de 12 modelos de notebooks, todos com capacidades WiDi incluídas, embora estas só estejam activas depois de um upgrade de firmware disponível em Junho. Dois desses modelos têm capacidades 3D sem óculos e todos incorporam os mais recentes processadores da Intel, com características ainda não totalmente divulgadas por parte deste fabricante de microprocessadores.