Grupo Harman adquire a Masimo-Consumer Audio, a qual integra marcas tais como Bowers & Wilkins, Denon, Marantz, Polk Audio, Definitive Technology, Classé e Boston Acoustics.
A Masimo Corporation assinou um acordo definitivo para vender a sua divisão Masimo-Consumer Audio, a qual agrupa um conjunto de reputadas marcas de alta-fidelidade integradas no grupo Sound United, à Harman International, uma subsidiária da Samsung Electronics, por 350 milhões de dólares em dinheiro. Dependendo das aprovações regulatórias, a transacção deverá estar concluída até ao final de 2025. A venda transfere um amplo portefólio — incluindo Bowers & Wilkins, Denon, Marantz, Polk Audio, Definitive Technology, Classé e Boston Acoustics — para um comprador com negócios firmemente enraizados no áudio. (O destino da plataforma de streaming e multiroom HEOS ainda não é claro). A Harman já detém marcas como JBL, Harman Kardon, AKG, Mark Levinson, Revel, Arcam e Roon.
Houve rumores de que o HEOS foi a principal motivação para a aquisição da Sound United pela Masimo, uma vez que daria à Masimo uma base sem fios sólida para os seus produtos de consumo. A Harman mencionou a HEOS no seu comunicado de imprensa mas a Masimo não o fez. No entanto, seria quase impossível executar a venda sem a sua inclusão, devido à sua integração em várias marcas da Sound United. O HEOS é parte integrante da funcionalidade sem fios de muitos produtos do ecossistema Sound United.
A incompatibilidade da estrutura original da Masimo, ligada aos equipamentos de electromedicina com a divisão Masimo Consumer Audio, tornou-se um ponto de alguma dissensão para o fundo Politan Capital, que garantiu lugares no conselho de administração em 2024 e pediu à Masimo que se desfizesse dele. No final de 2024, o negócio de áudio foi criado como uma unidade independente, e a Masimo procurou activamente compradores. Embora circulassem rumores de ofertas mais próximas do preço de compra original, passaram-se meses sem um acordo até que a Harman interveio.
Para a Harman, a aquisição preenche lacunas significativas na sua linha de produtos de áudio doméstico. A Denon e a Marantz oferecem um aumento de escala na área dos receptores AV, a Polk Audio e a Definitive Technology fortalecem o segmento de colunas no mercado de massas; e a HEOS traz consigo uma plataforma de streaming madura para funcionar em toda a casa e que pode ser integrada nos televisores Samsung e talvez mesmo encaixar no Roon. A mudança também alinha as colunas de alta performance da Bowers & Wilkins com uma empresa rica em herança áudio e apoiada pelas capacidades da Samsung.
A combinação entre si das diversas marcas apresenta desafios e oportunidades. A Harman deve evitar a sobreposição entre quatro linhas de equipamentos AV — Denon, Marantz, JBL e Arcam — ao mesmo tempo que terá de preservar o prestígio audiófilo da Bowers & Wilkins e posicionar a Polk para competir nos concorridos mercados de colunas, barras sonoras e colunas inteligentes. No entanto, a lógica inerente a esta aquisição parece muito mais clara do que no caso da infeliz experiência da Masimo: cada marca envolvida responde agora a uma empresa-mãe focada exclusivamente na inovação áudio e na integração de equipamentos electrónica de consumo.
Se os reguladores aprovarem a transacção, esta encerrará um capítulo turbulento de três anos em que a avaliação da Sound United caiu de mais de mil milhões de dólares para um terço desse valor. A Masimo assume assim um regresso doloroso, mas decisivo, às suas raízes na área da saúde, enquanto a Harman e a Samsung ganham uma poderosa gama de marcas prontas a fortalecer a sua posição no entretenimento doméstico, desde televisões de grande ecrã a áudio para toda a casa.