NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 7 Fevereiro 2012 01:30CES Las Vegas 2012-6ª parte

As válvulas e os sons analógicos

A fechar, os equipamentos analógicos

No campo analógico, o primeiro destaque vai para a nova cabeça de gira-discos Atlas, da Lura. É do tipo MC, de nível de saída elevado (0,56 mV), com uma separação de canais de 35 dB e tem uma agulha do tipo de contacto com raio variável. Fico esperando para ouvir assim que cá chegue.
A amplificação digital estava igualmente em grande destaque: a IR estava uma vez mais presente, demonstrando um amplificador minúsculo a alimentar as Revel Ultima Salon, ao mesmo tempo de Mark Levison fez uma associação com a Intersil de modo a poder integrar a tecnologia D2Audio nos chips fabricados por esta prestigiada marca. Foi demonstrado com ampla aceitação o processador digital de 12 canais DAE-3HT, especificamente projectado para ser incorporado na maioria dos equipamentos de cinema em casa a um custo mínimo. A tecnologia D2Audio foi melhorada recentemente com a tecnologia MightyCat, desenvolvida por Mark Levinson.
Para além do Rega RP6 de que já falei, nos gira-discos tínhamos nada menos de quatro novos modelos da Pro-Ject: Debut Carbon, Xperience Basic +, Xtension 10 e Signature (embora esta não seja uma novidade absoluta, já que foi produzido para comemorar os 20 anos da marca, em Setembro de 2011); o modelo Magne, da Bergmann, o Vilela 12, da AMG, um novo fabricante, o Ascona, da Acoustic Signature, igualmente o Master Imedia e o Innovation, da Clearaudio, o Rondino, da Transrotor e muitos mais de que não vou seguramente conseguir falar aqui em profundidade.
A fechar, menciono aqui as novas colunas da Pro-ject, ainda em protótipo e ainda o lançamento dos auscultadores HD700, da Sennheiser, um modelo que vem colocar quase todo o nível de desempenho dos notáveis HD800 a um preço mais acessível.
E por aqui me fico, como os meus agradecimentos para todos os que em acompanharam nesta resenha de acontecimentos. Na próxima edição da Audio e Cinema em Casa terão um resumo de tudo o que aqui foi dito, acompanhado de um percurso fotográfico das minhas deambulações, com algumas imagens totalmente originais. Até lá, então.

Logo Revismarket