NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 30 Janeiro 2012 01:53CES Las Vegas 2012-4.ª Parte

Novidades do mundo do áudio (2)

E aí vêm mais novidades

E seguimos com a nossa saga, sala após sala, corredor após corredor. O mundo económico pode estar como está mas a animação na área do áudio continua intensa. E ainda bem que assim é, para prazer de todos os que gostam de ouvir música nas melhores condições possíveis.
Falemos então sobre a Ayre que, para além de ter em exposição e demonstração o DAC USB QB-9, de que já falámos aqui no número anterior da Áudio e Cinema em Casa, e que tem como característica fundamental o poder servir de interface entre uma biblioteca de música existente num computador ou outro sistema de armazenamento de dados e o sistema de áudio. Ao mesmo, tínhamos em demonstração o amplificador estéreo, de estrutura duplo-mono, Ayre VX-R, capaz de debitar 200 W por canal, e que estava a tocar com as Vandersteen Seven. A ideia é que seja como que um duplicado do MX-R, o monobloco lançado no último CES. Outra área a que a Ayre se está a dedicar com atenção é a de distribuição de energia do sector, tendo como proposta em destaque o L-5xe, um condicionador de sector com quatro tomadas de saída e com filtragem bidireccional que impede não só que os equipamentos nele ligados recebam interferência através do sector como que as radiem para trás para outros equipamentos.
A Monitor Audio apostava fundamentalmente nos conceitos in-wall, tendo como maior destaque a versão para montagem em parede das Platinum, nas configurações para coluna principal e para coluna central. Claro que as Gold GX eram igualmente alvo de grande atenção, mais que merecida, em face das suas excelentes qualidades.
A NAD, que expôs em conjunto com a PSB, como seria normal (a casa mãe é a mesma), tinha como um dos chamarizes o amplificador digital M2, já disponível na Europa há algum tempo, e o leitor digital M50, com capacidades de leitura CD/DVD e música por ligação USB ou Wi-Fi. O complemento do M50 é o M52, o qual integra três discos duros de 2 TB cada em configuração RAID-5. Os discos duros são do tipo silencioso, para aplicações de média, e todo o conceito electrónico tem em mente evitar tudo o que seja elementos geradores de ruído mesmo que sejam ventoinhas. Claro que o VISO 1 era alvo de todas as atenções, em face da excelente qualidade de som que é possível de obter nesta doca para iPod. O sintonizador digital C 446 permite escutar estações de rádio convencionais em FM/AM e DAB, bem como reproduzir áudio em streaming a partir das ligações DLNA ou USB. Interessante ainda o amplificador C390D, com entradas digitais directas.
Antes de avançar mais, e depois de tanto ter gabado diversos sistemas, tenho que dizer que um dos piores sons que ouvir no CES 2012 foi o da sala da Rober Lighton, onde uma batalhão de equipamentos Áudio Note conseguia ver o seu desempenho colocado em cheque através das colunas Robert Lighton RL 10 mas, fundamentalmente, penso que por estar tudo atravancado numa sala quase ao monte – as pessoas por vezes esquecem como é fácil destruir o som final de um sistema quando não se têm em conta os princípios básicos de instalação. É pena, porque existia aqui um número bem alargado de equipamentos que eu sei serem capazes de um desempenho bem acima daquilo que ouvi.

» Próxima página (E ai estão as colunas - 2/4)

Logo Revismarket