NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 25 Janeiro 2012 01:15CES 2012 em Las Vegas . 2.ª parte

O mundo da imagem

O OLED já aí está!

Mas voltemos ao início e, uma vez que o primeiro dia não oficial do CES é dedicado a um vasto leque de conferências de imprensa dos grandes fabricantes e que eu aproveitei o segundo dia (primeiro do CES) para visitar a torre de Babel do gigantesco Convention Center, cabe-me então falar de uma boa colecção de lançamentos na área de apresentação de imagem. E o grande destaque vai para os televisores OLED que pela primeira vez apareceram com ecrãs de grande dimensão e com lançamento no mercado anunciado para muito breve. Quer a Samsung quer a LG apostaram em modelos de 55 polegadas, conferindo o primeiro a designação Super OLED ao seu modelo, o qual deverá ser lançado na Europa perto do Verão deste ano. O preço é algo que ainda não foi anunciado oficialmente mas o número de menos de 5000 dólares americanos (válido para os E.U.A., como é evidente, parece-me surpreendente, em face dos elevados custos de produção de um painel OLED desta dimensão). A combinação de luminosidade e de profundos níveis de negro, possível de obter nesta tecnologia é algo que tem que ser visto para se acreditar. Claro que a Samsung incorpora neste modelo de topo todos os desenvolvimentos recentemente anunciados, tais como o controlo por voz, o reconhecimento de cada utilizador através de uma câmara de vídeo combinada com tecnologia de reconhecimento facial, bem como um vasto conjunto de funções Smart, tudo isto graças ao novo processador Dual Core. Assim, o Smart Hub está presente na sua última evolução, agora com novo Web browser incorporado o qual permite ter várias janelas abertas em simultâneo. Existem ainda três novos serviços, designados globalmente por Signature, e com nomes tais Family Store, Fitness e Kids, virados não só a uma utilização individual com a uma partilha com família e amigos. Por outro lado, o AllShare Play permite que os utilizadores acedam a conteúdos armazenadas em serviços nuvem.
A LG apresentou igualmente uma TV OLED de 55 polegadas, a qual emprega o sistema 4-Color Pixels e ainda o Color Refiner que funcionam em conjunto melhorar a reprodução das cores. A tecnologia 4-Color Pixels recorre, do modo semelhante ao que acontece na Sharp Quattron, a um conjunto de quatro cores (vermelho, verde, azul e branco) primárias. O Color Refiner assegura uma maior consistência nas cores num ângulo de visionamento mais largo através de um algoritmo LG que melhora e refina matizes e tons.
A TV OLED da LG emprega a tecnologia passiva para apresentar imagens 3D, uma vez que está equipada com a tecnologia Film Patterned Retarder (FPR), tal como acontece na sua linha mais recente de televisores. No caso da LG, as informações apontam que este produto seja lançado durante o último trimestre deste ano. Sobre o preço ainda quase nada se sabe.

» Próxima página (E o Crystal LED TV também - 3/4)

Logo Revismarket