Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Exaudio apresenta TAD

Exaudio apresenta TAD

26 novembro 2023

Bricasti e TAD juntas numa interessante demonstração na Exaudio


A TAD é uma marca conhecida já de há longos anos e que esteve durante muito tempo sob a alçada da Pioneer e fundamentalmente virada para o áudio profissional, tendo sido mesmo a primeira marca a desenvolver um tweeter de cúpula em berílio. Foram demonstrados diversos equipamentos da marca japonesa, combinados com os de uma outra mara talvez menos conhecida mas nem por isso menos valiosa, a Bricasti. Mais uma vez, esta marca americana tem por detrás de si uma conjunto de gente famosa pois os seus engenheiros vieram, na maior parte dos casos, da Madrigal, a empresa que deteve durante muitos anos a marca Mark Levinson.

Foto 1 Exaudio Nov 23

Pude ouvir os dois sistemas em demonstração, o primeiro constituído pelas colunas TAD Evolution 1 TX (E1TX), combinadas com o amplificador de potência Bricasti M25, o prévio M20 e o streamer / DAC Merging+. Como passei pela Exaudio a seguir ao fim de semana em que as demonstrações tinham tido lugar para o público em geral, o João Pina deu-me carta livre para ouvir o que quisesse e durante o tempo que quisesse e pude assim deleitar-me com algumas das minhas faixas favoritas em ambos os sistemas. Desde Bill Freisell a Gregory Porter tudo desfilou na minha frente com grande agrado e deixo aqui apenas duas notas muito especiais para Wynton Marsalis, na faixa St. James Infirmary, com uma bonita entrada cheia de swing e a voz a aparecer de maneira muito natural e ainda para Rebecca Pidgeon, que já não ouvia há algum tempo, a cantar Fhear a Bhata. Trata-se de uma bela canção do folclore gaélico que ilustra o amor não correspondido de uma rapariga por um pescador. A voz de Rebecca presta-se maravilhosamente a esta situação e soou bela, projectada, com uma convicção inequívoca de tristeza. As EV1 são realmente qualquer coisa muito bonita de ver e ouvir e, como já constatei por diversas vezes, combinam mito bem com a electrónica da Bricasti.

Foto 2 Exaudio Nov 23

E passei depois ao segundo sistema, esta tendo já como elemento principal as TAD Micro Evolution 1 com amplificação igualmente da TAD – amplificador de potência M1000TX e leitor de CD/SACD D1000TX com saída variável – sendo a fonte de sinal o leitor de áudio em rede Bricasti M5. A cablagem utilizada nos dois sistemas assentava nas marcas Chord e Signal Projects e ainda no cabo USB Audionote Lexus. Sempre tive um fraquinho muito vincado pelas colunas monitoras ou de suporte, conforme as queiram designar, e as ME1 fizeram-me lembrar uma vez mais disso. Ouvi fundamentalmente discos SACD e destaco aqui o Blues at Midnight, do Eric Alexander Quartet, na faixa Hitin’ the Jugg, a qual soou excepcional em termos de ritmo, a fazer bater o pé mesmo que se não quisesse, e com um detalhe que ia até às mais pequenas minúcias da música. Ao lado das E1, as Micro Evolution 1 podem parecer pequenas mas em musicalidade e ritmo pedem meças a muitas outras várias vezes maiores que elas. E isso ficou provado com a reprodução da Sinfonia n.º 3, de Beethoven, que saiu imponente e grandiosa como deveria ser. As Micro provaram que são Macro a reproduzir música sinfónica!

Foto 3 Exaudio Nov 23

Valeu a pena mais esta deslocação à Exaudio e tornar a ouvir as TAD, uma marca que conheço quase há 35 anos, quando me foi apresentada pela primeira vez pelo Carlos Gonçalves, da Setron, que distribuiu a Pioneer em Portugal durante muitos anos. Justificam bem que se lhes dedique uma audição cuidada, seja qual for o seu tamanho.