Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Sony NW-A306

Sony NW-A306

14 janeiro 2023

Os leitores portáteis não morreram: Conheça o Sony NW-A306


A Sony lançou recentemente um novo elemento da sua família Walkman, o NW-A306. Este novo modelo surge 44 anos depois do lançamento do Sony Walkman original, o TPS-L2, o qual mudou a forma como ouvimos música. Desde o lançamento inicial, o Sony Walkman vendeu mais de 400 milhões de unidades, 200 milhões das quais leitores de cassete. Mas os dispositivos portáteis de música percorreram um longo caminho desde as cassetes copiadas em alta velocidade, e o NW-A306 da Sony incute uma grande dose de modernidade a uma nostálgica peça de tecnologia. A Sony diz que o NW-A306 foi projectado para “utilizadores exigentes que procuram som e estilo de alta qualidade”, tornando os verdadeiros amantes da música o público-alvo, sendo que o NW-A306 funciona baseado em serviços de streaming de música por assinatura, como o YouTube e Spotify, podendo ser ligado a um PC para acesso a uma colecção de ficheiros de música.

O Walkman é compacto e leve, pesando 113 gramas, com ecrã de 3,6 polegadas sensível ao toque e conectividade Bluetooth. Os ouvintes podem ouvir até no Walkman 26 horas de música com algum grau de compressão proveniente de serviços de música e usufruir de até 36 horas de reprodução de ficheiros FLAC com resolução de CD. A Sony diz que usa inteligência artificial para melhorar a qualidade dos arquivos de música digital compactados e usa a tecnologia proprietária S-Master HX Hi-Res Audio Amplifier para reduzir a distorção. O protector de ecrã confere um toque particularmente nostálgico ao exibir uma cassete.
Com a omnipresença dos smartphones pode colocar-se a questão da utilidade de um equipamento dedicado em exclusivo à audição de música. Se um smartphone serve para ouvir música, ver vídeos, enviar mensagens de texto e fazer chamadas no mesmo dispositivo, porque terá alguém interesse num dispositivo de 400 € que apenas toca música? A resposta é que a nostalgia vende: curiosamente, parece que há uma quantidade surpreendente de nostalgia do Walkman em filmes e programas de TV modernos como Stranger Things e Guardians of the Galaxy, para mencionar apenas alguns. A representação do Walkman no cinema e na TV mostra como é gratificante e envolvente ouvir a nossa música favorita usando um Walkman.

Leitores de música desta natureza são hoje em dia uma raridade. O NW-A306 não é assim tão compacto e só permite streaming via Wi-Fi. Para além da questão nostálgica, o público-alvo de um equipamento como este NW-A306 será alguém com uma exigência acima de média, os quais encontrarão no Walkman Sony uma experiência de audição móvel singular. O NW-A306 corre o SO Android 12 e tem suporte para Bluetooth 5.0 para se ligar aos seus auscultadores sem fio favoritos. A lista de codecs de áudio compatíveis é muito impressionante. Certo é que a o Sony promete uma experiência de audição de alta resolução, o que tendo em conta a grande reputação dos seus conversores de áudio digital e quando combinado com o amplificador de áudio S Master HX, assegura uma reprodução de qualidade audiófila ideal para viagens ou voos longos.
O Walkman Sony NW-A306 está disponível por um preço de 400 €.

Mais informações em Sony Portugal-Walkman

nw-a300_02
Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos