LG OLED 300 dpi
Sarte_JBL_December 22_2
Banner Imacustica Julho 22
Banner Exaudio Junho 22
Banner vert Ultimate Jan 23
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Jan 23

Alexia V apresentadas no Porto

Alexia V apresentadas no Porto

3 Dezembro 2022

Por essa estrada acima …


O fabuloso disco do Fausto “Por Esse Rio Acima” deu o mote para o título desta peça de notícia que se debruça sobre a apresentação das Wilson Audio Alexia V que desta vez teve lugar na Imacustica-Porto. O entusiasmo dos audiófilos nortenhos há muito que pede meças ao dos de Lisboa, ou não tivesse a Imacustica começado no Porto, e isso foi bem patente na bela revoada de visitantes que compareceu na Rua Santos Pousada para ver e ouvir pela primeira vez as espantosas colunas da Wilson. E isto, claro, como um acompanhamento prandial que em muito contribuiu para conferir animação, boa disposição e o inevitável espírito de tertúlia de que todos temos andado tão ansiosos, porque dele arredados durante a pandemia.

IMG_0661

Claro que não poderiam faltar os ases para acompanharem a verdadeira Rainha de Copas (as Alexia V brilharam com o seu estonteante acabamento Pur Sang Rouge): a electrónica de Robert Koda, na forma do prévio K-15 e dos dois monoblocos K160, e o originalíssimo gravador de bobines Metaxas T-RX Rourbillon, bem como uma vasta panóplia de electrónica de alto gabarito, tudo isto já profusamente abordado no artigo aqui publicado há dias e dedicado à apresentação que teve lugar em Lisboa: Wilson Audio Alexia V – A Sagração da Música

IMG_0671

Mas o que não foi na altura abordado, porque não o poderia ter sido, já que os dois eventos ocorreram distanciados dos pontos de vista temporal e geográfico, foi a renovação do espírito de partilha e comunhão de que me recordo perfeitamente quando das minhas visitas à Imacustica-Porto nos primeiros tempos da Audio e que esteve igualmente patente em todas as edições do Audioshow. Faça-se o que se fizer, audições à distância não são a mesma coisa que trabalho à distância no computador e ouvir uma transcrição em vídeo no YouTube ou numa das redes sociais não tem nada a ver com estar lá, ouvir a música a sair directamente das colunas, e não depois de ter sido comprimida para 128 kb/s e sem ter em volta dela todo aquele calor humano que só a presença física traz. A boa música tem que ser ouvida em toda a sua beleza e, tanto ou mais que isso, sentida física e emocionalmente, logo in loco. E foi por isso que tantos dos amigos e clientes da Imacustica encheram a sala de audição, preferindo mil vezes isso a visionar uma reprodução no telemóvel que nunca poderá fazer jus à grandiosidade musical destas grandes senhoras da Wilson.

20221126_173355 (002)

Esta «multiselfie», com o Ricardo em primeiro plano, dá uma boa ideia do entusiasmo com que esta apresentação foi recebida.


O mote que a Imacustica deu a estas apresentações no Porto e em Lisboa foi “Enquanto houver estrada para andar a gente vai continuar” e nada poderia ser mais apropriado pois o sucesso de Lisboa foi replicado, pelo que sei ainda com maior intensidade, no Porto. E venha de lá mais uma estrada ou mais um rio, que o sucesso está garantido.

IMG_0702

A equipa completa da Imacustica tinha boas razões para estar bem satisfeita com os resultados das apresentações das Wilson Alexia V.

Hegel_P30A_H30A_Jan 23
Marantz 40n
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

TCL C73 Julho 22
B&W Diamond Jan 2022
Banner Marantz Jan 2022