NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 7 Novembro 2021 00:27Acabou a edição em papel da Audio

Mas continuamos online

Com muita pena nossa e de todos os que têm acompanhado o nosso projecto, fomos forçados a terminar a edição em papel da Audio e Cinema em Casa. Os motivos são vários e tomaria muito tempo explicá-los todos. Tem sido gratificante publicar aquele que é um dos títulos mais antigos existentes no mercado mundial de equipamentos de áudio de alta qualidade e só nos resta agradecer todo o carinho e atenção dispensado pelos nossos leitores e parceiros.
E foi para todos vós que preparámos esta edição, a qual sai um pouco daquilo que é a linha de rumo da Audio & Cinema em Casa, seguida durante quase 33 anos de publicação. Recordar tantas coisas que pelo meio ocorreram não é fácil, ter acesso a material de arquivo uma tarefa hercúlea porque, por um lado, as técnicas de arquivamento foram mudando ao longo do tempo, indo desde o papel e slides fotográficos aos CD’s e DVD’s graváveis, até chegar ao NAS. Infelizmente alguns dos originais não estão recuperáveis devido ao mau estado em que estão ao fim de tanto tempo, vários CD’s e DVD’s já não podem ser lidos e para os que podem já não há versões de software que os consigam utilizar, principalmente se forem CD’s gravados nos Mac. Mas creio que o que se conseguiu recuperar permite deixar aqui um repositório bem abrangente do nosso percurso no tempo e das tecnologias, empresas e pessoas com que contactámos. Para os que não puderam aqui constar aqui ficam as minhas sinceras desculpas e a garantia que não foi por falta de esforço – foram dois meses de trabalho intenso pesquisando todas as 290 edições da Audio até aqui publicadas, para depois tentar aceder aos arquivos possíveis de serem acedidos. Asseguro também desde já aos que me lêem que vão seguramente encontrar nesta peça algumas das indicações que já constam nos artigos aqui reimpressos de números antigos da Audio. É quase inevitável que tal aconteça numa compilação com esta dimensão e espero que ninguém leve a mal.

Esperamos que também ninguém leve a mal o ligeiro atraso com que a Audio e Cinema em Casa 291 será lançada nas bancas. Os que nos têm acompanhado sabem que uma das coisas que mais prezamos, para além do nível de qualidade da revista, é o cumprimento rigoroso da data de colocação em banca da revista. Em todos os anos que já temos de publicação (o projecto da revista em si começou em Dezembro de 1988 mas a primeira edição impressa começou a ser vendida em Maio de 1989) os dedos de uma mão são mais do que as vezes que a revista não saiu nos primeiros dias de um mês ou nos últimos do mês antecedente. Mas o conteúdo desta edição tão especial irá seguramente fazer com que o atraso seja perdoado – a Audio e Cinema em Casa 291 deverá estar à venda no dia 10 de Novembro.

Respostas

by Ângelo Guerra . on 3 Dezembro 2021 02:31

Independentemente dos motivos que ditaram o fim da edição em papel, é lamentável que este dia tenha chegado. Haverá sempre outras publicações noutras línguas, mas para esta “imensa minoria” de audiófilos nacionais, perder a única revista portuguesa de HiFi é uma pequena tragédia.
Espero (esperamos) que haja continuidade on-line e que esta página seja assiduamente actualizada.

by Rui Calado Nogueira on 28 Novembro 2021 17:59

E com muita tristeza que tomo conhecimento do desaparecimento da Audio no formato físico, em bom papel, ao qual estava tão habituado. Claro que virei aqui…mas não é a mesma coisa.
Grande abraço, eng. Jorge Gonçalves, e muito obrigado por estes 33 anos.
Rui Nogueira

Logo Revismarket