NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 2 Setembro 2020 01:45Wilson Audio anuncia as SabrinaX

Novas SabrinaX

As Chronosonic XVX são, até hoje, as colunas de produção mais ambiciosas e complexas da Wilson Audio, incluindo algumas das tecnologias das Master Chronosonic, de edição limitada, mas com soluções e recursos únicos para aquele modelo. Com ideias frescas saídas do desenvolvimento das XVX, Daryl e sua equipa voltaram as suas atenções para as mais pequenas colunas de chão da Wilson.
As SabrinaX resultam de um repensar a partir do nível zero das Sabrina, as tão apreciadas pequenas colunas de chão da Wilson Audio. Tal como o modelo original, a nova versão X ostenta uma rara combinação dos tradicionais atributos que são já uma marca registada da Wilson, tais como autoridade de graves, resolução dinâmica, beleza e integridade de médios e uma sensação de inerente “correcção” musical. O tweeter escolhido para as SabrinaX foi o Convergent Synergy MK5, que Daryl e a sua equipa desenvolveram inicialmente para as WAMM Master Cronosonic e que se tornou uma parte integrante do design das Chronosonic XVX.
O altifalante de médios de 5,75 polegadas tem uma reprodução incrivelmente suave ao longo de toda a sua largura de banda, a qual se estende até aos 2 kHz, facilitando a definição de um ponto de cruzamento elevado para o tweeter. O woofer de 8 polegadas, projectado e desenvolvido para o módulo de graves das Sasha DAW, encontra agora uma nova casa nas SabrinaX. Este driver de última geração está instalado numa nova câmara de graves, excepcionalmente inerte, a qual fornece a plataforma perfeita para a intrinsecamente excelente resolução e para a elevada performance nos transientes.
O pórtico de graves é maquinado a partir de um lingote sólido de alumínio 6061-T6 e tem uma nova geometria, desenvolvida especificamente para as SabrinaX, a qual reduz ainda mais o já baixo ruído. Os terminais de ligação são os mesmos que foram projectados e fabricados para as XVX, sendo fáceis de apertar à mão e possuindo ainda a opção de se utilizarem fichas banana. As SabrinaX utilizam a mesma combinação spike / díodo que se pode ver nas Chronosonic e beneficiam ainda do desenvolvimento de um novo condensador AudioCapX-WA desenvolvido pela Wilson.
Mas claro que o sufixo X só poderia ter origem no Material-X que tem sido a pedra angular da tecnologia compósita da Wilson. Aqui na sua terceira iteração, o Material-X permanece imbatível em termos de rigidez, inércia, amortecimento intrínseco e extrema rigidez. As Sabrina originais utilizavam o Material-X apenas na placa frontal e na placa inferior para os spikes mas nas SabrinaX toda a caixa exterior é de Material-X, aproximando-se o mais possível do ideal do silêncio absoluto perseguido pela Wilson.
Uma nova saída de ventilação de baixa turbulência, fresada directamente a partir de Material-X e semelhante à que é utilizada no módulo de médios das XV, substitui a estrutura de alumínio usada no modelo anterior.

Logo Revismarket