NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 15 Agosto 2018 01:03Produtos do Ano EISA 2018-2019

Prémios EISA 2018-2019, cada vez mais globais

PRÉMIOS EISA DE HI-FI 2018-2019

Pro-ject_Juke_Box_S2_web copy
EISA-Award-Logo-Pro-Ject-Juke-Box-S2

SISTEMA DE ÁUDIO ANALÓGICO EISA 2018-2019

Pro-Ject Juke Box S2

Com o regresso do analógico a andar a todo o vapor, mais e mais pessoas pretendem uma solução simples, tipo «tudo-em-um». O Pro-Ject Juke Box S2 vai ao encontro dos seus desejos, pois trata-se de um gira-discos «activo» que inclui um prévio de phono, um amplificador e uma ligação sem fios Bluetooth. É ainda possível comprar as colunas Speaker Box 5S2 ou acrescentar outras a seu gosto. A facilidade de utilização é algo muito importante num equipamento deste tipo, por isso a Pro-Ject inclui uma cabeça montada e alinhada no braço. Retire apenas a protecção da agulha, coloque a correia do prato e está pronto a arrancar com a música. E o som é grande e convincente, transmitindo aos LP’s novos e velhos um sopro de ar fresco.

Denon_CEOL_N10_web copy
EISA-Award-Logo-Denon-CEOL-N10

SISTEMA DE ÁUDIO COMPACTO EISA 2018-2019

Denon CEOL N10

A última iteração do sistema compacto CEOL, da Denon, é a primeira a ter o streaming multiroom HEOS incluído, o que torna este atraente e compacto sistema mais versátil que nunca. Apesar de ter uma dimensão da parte superior menos espessa que uma folha de papel A4, o CEOL N10 inclui um sintonizador de rádio, um leitor de CD’s e uma multitude de opções de streaming. Pode recorrer aos serviços de música mais populares através da aplicação HEOS, o fazer streaming de alta resolução através da rede ou a partir de um dispositivo USB. Em alternativa, pode reproduzir as suas músicas favoritas sem fios, recorrendo ao Bluetooth ou ao AirPlay 2. Qualquer que seja a fonte, o amplificador de classe D irá espantá-lo com o seu som poderoso, algo totalmente inesperado num sistema de tamanho tão reduzido.

Naim_Uniti_Atom_web copy
EISA-Award-Logo-Naim-Audio-Uniti-Atom

SISTEMA DE ÁUDIO «TUDO-EM-UM» EISA 2018-2019

Naim Audio Uniti Atom

Não se deixe enganar pela bela caixa metálica, pois o Uniti Atom é mais do que uma cara bonita. O seu amplo controlo de volume montado no topo é intuitivo de usar, e o informativo mostrador torna bem mais simples o acesso às múltiplas funções disponíveis. No interior encontra um streamer, um DAC e um prévio ligados a um valoroso amplificador, idêntico aos que podem ser encontrados nos amplificadores integrados NAIT. A presença das compatibilidades Google Chromecast, Tidal, Spotify Connect e ainda a integração de rádio por Internet Radio, AirPlay 2 e Bluetooth aptX HD tornam-no extremamente flexível. A aplicação Naim é igualmente fácil de utilizar, possibilitando a utilização em situações multiroom. Suave, detalhado e dinâmico, este é um pequeno-grande sistema.

DALI_Callisto6C_Hub_web
EISA-Award-Logo-DALI-Callisto-6C-&-Sound-Hub

SISTEMA SEM FIOS EISA 2018-2019

DALI Callisto 6C & Sound Hub

Um dos aspectos menos convenientes de se ter um sistema de áudio na sala de estar assenta no emaranhado de fios que daí resulta. A DALI resolveu esse problema através das colunas activas Callisto, que funcionam em conjunto com o SoundHub. A transmissão estável, com uma elevada resolução de 24 bit / 96 kHz, proporciona um excelente efeito estéreo sem necessidade de cabos. O sistema Callisto/SoundHub funciona «sem espinhas», reproduzindo fontes externas, tais como um leitor de CD’s, ou fazendo streaming através de Bluetooth aptX HD. A carta de expansão opcional NMP-1 assegura uma total compatibilidade com a plataforma mutiroom BluOS. Surpreendentemente fácil de instalar, poderá num ápice passar a usufruir de uma performance de puro-sangue, graças ao elevado nível tecnológico dos altifalantes da DALI incluídos nas colunas.

Marantz_ND8006-PM8006_web copy
EISA-Award-Logo-Marantz-ND8006PM8006

SISTEMA ESTÉREO EISA 2018-2019

Marantz ND8006/PM8006

Disponibilizando uma óptima performance para o seu nível de preços, o conjunto ND8006/PM8006, da Marantz, reproduz praticamente qualquer formato de música a partir de qualquer fonte. O ND8006 lê CD’s e faz streaming assente em AirPlay 2, Bluetooth, Spotify Connect, Tidal, Deezer, e ainda mais. Ao mesmo tempo, a compatibilidade HEOS permite-lhe trabalhar numa configuração multiroom com produtos apropriados. Está equipado com várias entradas digitais, estando a conversão D/A assente num DAC ESS que aceita sinais até 24 bit / 192 kHz, e inclui a capacidade de poder seleccionar entre diversos filtros digitais da Marantz. A parceria com o PM8006 permite construir um sistema com uma disponibilidade de potência de 70 W por canal, estando este amplificador equipado com os módulos HDAM e um transformador toroidal duplamente blindado. E fica aqui uma menção especial para o excepcional andar de phono que constitui a cereja no topo do bolo para esta combinação clássica.

Yamaha_R-N803D_web
EISA-Award-Logo-Yamaha-R-N803D

RECEIVER ESTÉREO EISA 2018-2019

Yamaha R-N803D

Produtos como este mostram como os equipamentos Hi-Fi separados têm evoluído nos últimos tempos. O Yamaha R-N803D é um sofisticado receiver estéreo no qual foi tida uma cuidadosa atenção ao estabelecimento dos percursos de sinal mais curtos para um sinal mais puro. Isto embora esteja repleto de capacidades, incluindo um DAC ESS Sabre para um excelente som e a tecnologia YPAO – Yamaha’s Parametric room Acoustic Optimiser – para permitir ajustar o som das colunas às características da sala. Com potência mais que suficiente por detrás do painel frontal, o R-N803D pode fazer tocar mesmo colunas bem difíceis, e tem um som detalhado e preciso que está para além do seu preço. Considere ainda a conectividade Bluetooth e a plataforma de streaming MusicCast para Tidal, Spotify, Deezer e Qobuz, e tem na sua frente o «canivete suíço» dos amplificadores.

Pimare_I15_web
EISA-Award-Logo-Primare-I15-Prisma

AMPLIFICADOR EISA 2018-2019

Primare I15 Prisma

O design industrial da Primare diz muito de si mesmo neste amplificador elegante e de altura reduzida. Apesar de ter apenas cerca de três quartos do tamanho dos componentes separados convencionais, vai muito além desse tamanho em termos de qualidade de som e funções. Para além das entradas analógicas convencionais, temos um DAC de alta resolução que aceita PCM e DSD, complementados pela conectividade e tecnologia de controlo inerentes às funcionalidades Bluetooth, AirPlay, Spotify Connect e Chromecast. Soa surpreendentemente bem para o seu tamanho – supersuave e sumarento com detalhe em grande quantidade e um mais que satisfatório palco sonoro. O comprovado amplificador de potência em classe D tem substância para alimentar a maioria das colunas, enquanto o elegante mostrador OLED informa sobre os níveis de volume e a fonte de entrada. Junte a tudo isto a esbelta caixa metálica e o Prisma I15 passa a fazer muito sentido para todos os que procuram algo fora do normal.

Pioneer_A-40AE_web
EISA-Award-Logo-Pioneer-A-40AE

AMPLIFICADOR «MELHOR COMPRA» EISA 2018-2019

Pioneer A-40AE

Para celebrar o seu 40.º aniversário a Pioneer lançou este acessível amplificador integrado que ultrapassa as expectativas, graças à sua sedutora combinação de flexibilidade de utilização e som suave. Com quatro entradas de linha, uma para phono MM e um DAC interno, o A-40AE forma o núcleo de um grande sistema para as bolsas menos recheadas. O amplificador de topologia «Direct Energy» é generoso em termos de potência disponível e pode alimentar a maioria das colunas sem sair da linha. Do ponto de vista de performance, o seu som polido, embora divertido, proporciona audições agradáveis, desenvolvendo um vasto palco sonoro, cheio de vida como resultado da sua excelente dinâmica. Um excelente primeiro degrau na escada da alta-fidelidade.

Nad_M32_web copy
EISA-Award-Logo-NAD-M32

AMPLIFICADOR HIGH-END EISA 2018-2019

NAD M32

Sendo um dos poucos amplificadores realmente de classe D no mercado, o sofisticado integrado M32 utiliza a tecnologia DirectDigital da NAD para fornecer 180 W por canal. Combinando os estágios de pré-amplificação e amplificação de potência num único andar, é ao mesmo tempo tecnologicamente inovador de altamente versátil. Para além disso, o módulo opcional BluOS abre a porta para o mundo do streaming e do funcionamento em rede, o que o torna à prova de obsolescência. Confiante e seguro, este amplificador soa aberto, detalhado e expansivo, atribuindo um sentido panorâmico a cada música que reproduz. O mostrador táctil e a App dedicada facilitam em muito a utilização diária e a robusta caixa de alumínio é tão sólida como o seu som.

Pro-ject_Stream_Box_S2_Ultra_web_V2 copy
EISA-Award-Logo-Pro-Ject-Stream-Box-S2-Ultra

STREAMER EISA 2018-2019

Pro-Ject Stream Box S2 Ultra

Será que o mundo necessita de mais um streamer? Talvez não, mas o Stream Box S2 Ultra oferece muito mais que a maioria dos que já existem. Pense nele como uma poderosa ponte que canaliza a sua música a partir de uma multiplicidade de fontes. Ligue-o a um DAC e o S2 Ultra reproduz música de um disco duro a partir das suas entradas USB tipo A, Bluetooth aptX e serviços de música online, tais com Tidal, Spotify e Shoutcast, bem como de dispositivos DLNA ou unidades NAS ligadas por Wi-Fi. Está preparado para Roon e possui igualmente uma saída de vídeo HDMI. A App de controlo está disponível para Android e iOS, e os utilizadores mais avançados podem mesmo configurar o sistema de acordo com as suas necessidades. As resoluções máximas de 24 bit / 352,8 kHz e DSD256 mostram que está disponível para quase tudo o que o futuro possa trazer.

Chord_Hugo-2_web
EISA-Award-Logo-Chord-Electronics-Hugo-2

DAC EISA 2018-2019

Chord Electronics Hugo 2

Não seria fácil suplantar o DAC/amplificador para auscultadores original da Chord, mas o Hugo 2 deu um passo de gigante em frente. No interior da sua ultramoderna caixa de alumínio temos um conversor digital original e respectivos filtros, que soam como nada antes existente. Confortavelmente à vontade perante qualquer DAC da sua gama de preços, o Hugo 2 tem de ser considerado notável para um equipamento compacto, em face do seu som vibrante e cheio de ritmos. Seja com resolução de CD ou ficheiros PCM ou DSD de alta resolução, a música aparece plena de energia e emoção. O Hugo 2 funciona durante 14 horas a partir da sua bateria recarregável, reproduz praticamente todos os formatos que por aí há, inclui filtros comutáveis e uma interface de controlo original que transforma a sua utilização numa festa.

Technics_SL-1200GR_web copy
EISA-Award-Logo-Technics-SL-1200GR

GIRA-DISCOS EISA 2018-2019

Technics SL-1200GR

Quando a Technics relançou o icónico SL-1200, cerca de três anos atrás, a sua esmerada construção e o som superlativo causaram sensação. Esta versão SL-1200GR foi lançada para apelar aos amantes do vinilo que tenham em vista um conjunto mais acessível. A versão melhorada do lendário sistema de tracção directa controlado a quartzo mantém a velocidade com uma precisão superior a um relógio suíço, e a base de alumínio absorve as vibrações como uma esponja. O braço em forma de S é robusto mas muito fácil de manobrar e merece uma boa cabeça. O resultado é um som cheio de bravura, com imagens vigorosas e pleno de detalhe. Uma excelente proposta para fazer girar o seu precioso vinilo.

Elac_Adante_AS-61_web
EISA-Award-Logo-ELAC-Adante-AS-61

COLUNAS EISA 2018-2019

ELAC Adante AS-61

Estas Adante AS-61 podem parecer subestimadas mas são tudo menos isso. A utilização meticulosa e talentosa de tecnologias avançadas conferiu a estas colunas de suporte um som surpreendentemente dinâmico e poderoso para o seu tamanho. O projectista Andrew Jones conseguiu uma excelente performance a partir de uma combinação de inovadoras unidades do tipo «coincident array», com o ataque dos graves a ter lugar através de um sistema de cavidade acoplada ligado a um radiador passivo. O resultado é um palco espacial maravilhosamente panorâmico, com uma impressionante profundidade, e uma tonalidade suave de baixo até acima. As Adante AS-61 são seguramente das mais arrojadas e tecnicamente avançadas colunas a aparecerem recentemente no mercado.

Q_Acoustics_3050i_web copy
EISA-Award-Logo-Q-Acoustics-3050i

COLUNAS EISA «MELHOR COMPRA» 2018-2019

Q Acoustics 3050i

Este inovador fabricante tem sido, por mais de uma década, um importante nome em termos de colunas de preço acessível, e as 3050i são sem sombra de dúvida a melhor proposta da Q Acoustics até agora. Mais do que apenas mais uma caixa, estas arejadas colunas de duas vias com tecnologia reflex integram novas unidades activas, com um cuidado especial no desacoplamento do tweeter através de uma suspensão de borracha. O resultado é um som autoritário com escala real e muito poder, sem nunca deixar de ser delicado e detalhado. Disponíveis em quatro acabamentos distintos, estas são de longe as melhores colunas de som a este preço.

Harman_Kardon_Citation500_web
EISA-Award-Logo-Harman-Kardon-Citation-500

COLUNA SMART EISA 2018-2019

Harman Kardon Citation 500

Desfrutar da música em casa nunca foi tão inteligente ou chique como agora. A Harman Kardon fez reviver o lendário nome Citation e colocou-o nesta luxuosa coluna, adornada com uma vestimenta têxtil produzida pelo ícone dinamarquês do design Kvadrat. O sistema de altifalantes de duas vias com radiador passivo recria o som detalhado e capaz de encher uma sala como seria de esperar da Harman Kardon. A qualidade em maior destaque é a excelente integração do Google Assistant, o qual possibilita que a Citation 500 seja controlada pela voz. Por outro lado, pode também formar o núcleo principal de um sistema de casa inteligente, uma vez que os comandos de voz podem controlar uma grande diversidade de dispositivos compatíveis com o Google Assistant ou o Chromecast.

Sennheiser_HD660s_web
EISA-Award-Logo-Sennheiser-HD-660-S

AUSCULTADORES EISA 2018-2019
Sennheiser HD 660 S

Na juventude dos seus 73 anos, a Sennheiser domina desde há bastante tempo o mundo dos auscultadores no mercado de alta-fidelidade. Esta moderna formulação de um projecto clássico de traseira aberta foi moldada com o máximo cuidado, recorrendo a transdutores de escolha manual e robustos cabos destacáveis. As almofadas dos ouvidos e a bandolete são espessamente revestidas e daí resulta que se possa utilizar os 660 S por longos períodos sem qualquer fadiga. Para além disso, será difícil não se gostar do seu som quente, descontraído e amistoso, que pede meças à performance de modelos com até duas vezes o seu preço. É uma excelente escolha para os entusiastas da alta-fidelidade caseira, especialmente quando equipada com uma fonte de alta qualidade.

Focal_clear_web copy
EISA-Award-Logo-Focal-Clear

AUSCULTADORES HIGH-END EISA 2018-2019

Focal Clear

Claros pelo nome, claros por natureza. Estes auscultadores têm um som maravilhosamente aberto e translúcido, graças ao seu projecto inteligente e à excelente qualidade de construção. Podem parecer relativamente caros, mas o que aqui temos é o resultado de a Focal ter ido o mais alto que podia em termos de grandiosidade e ter sido bem-sucedida. Tal como nos mais acessíveis Elear e nos topo-de-gama Utopia, as unidades dinâmicas têm um diafragma com um formato especial e uma suspensão de rolo, o que optimiza a resposta em frequência e controla os modos de quebra. Daqui resulta um som fresco e clarividente que não cansa, embora ostente uns graves firmes e expansivos. Juntem-se as sumptuosas almofadas de ouvidos de couro autêntico, o qual reveste igualmente a bandolete, e temos uma proposta que proporciona horas e horas de prazer musical e pleno conforto.

Micromega_M-One_M-150_web
EISA-Award-Logo-Micromega-M-One-M-150

INOVAÇÃO HI-FI EISA 2018-2019

Micromega M-One M-150

O M-150, pertencente à gama M-One da Micromega, é sem dúvida o mais intrigante amplificador integrado deste ano. A elegante caixa está disponível numa grande variedade de cores, e o equipamento está recheado de capacidades bem úteis. Debaixo da tampa, um poderoso processador DSP, a correr um código desenvolvido pela Micromega, marca o ritmo, ao mesmo tempo que o MARS (Micromega Acoustic Room System) corrige a resposta em frequência no caso de ter uma sala de audição de características bem longe do ideal. O robusto amplificador de potência com 150 W é arrefecido por um tubo de dissipação assistido por uma ventoinha e recebe a sua alimentação a partir de uma inovadora fonte de alimentação ressonante – RPS. O M-150 está equipado com um importante número de entradas digitais e analógicas, faz streaming, tem uma saída para auscultadores com processamento binaural e uma entrada de phono MM/MC. Mas, seja, qual for a fonte, este amplificador soa limpo, enérgico e alegre.

iFi_Audio_xDSD_web copy
EISA-Award-Logo-iFi-Audio-xDSD

DAC/AMPLIFICADOR PARA AUSCULTADORES PORTÁTIL EISA 2018-2019

iFi Audio xDSD

Com tantos produtos portáteis no mercado, o xDSD, da iFi Audio, estava colocado sobre pressão para poder brilhar. Este DAC/amplificador, alimentado por bateria ou pela entrada USB, transforma o seu telemóvel, computador portátil ou leitor de áudio num sistema de música com um excelente som. O segredo do seu sucesso reside na combinação da sua caixa extra ligeira de liga de magnésio com as úteis entradas S/PDIF e USB-A, no DAC compatível com PCM e DSD e no enérgico andar analógico de saída, bem mais poderoso que antes. Os filtros digitais comutáveis permitem escolher entre uma resposta em frequência mais suave ou os transientes mais rápidos. Por isso, embora o xDSD não seja barato, transpira qualidade e é perfeito para se apreciar a música quando em movimento.

» Próxima página (Página 4 - 4/5)

Logo Revismarket