NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 15 Agosto 2017 00:00Prémios EISA 2017-2018

Os melhores do ano estão aqui

Prémios EISA 2017-2018, da Europa às antípodas

O Verão costuma ser a estação de muitas coisas boas, entre as quais as férias (infelizmente, na altura em que este artigo for publicado já deverão ter passado à história para muitos dos leitores da Audio & Cinema em Casa) mas, neste caso, aquilo a que me estou a referir são os prémios EISA, uma distinção especial atribuída aos melhores produtos que os editores de revistas especializadas espalhadas por essa Europa fora analisaram durante o ano que decorreu entre Julho de 2016 e Junho de 2017.
Uma vez que os prémios atribuídos estarão em vigência durante o resto deste ano e boa parte do próximo, é muito natural que as atenções dos jurados se concentrem maioritariamente sobre os produtos mais recentes, já que pouco sentido faria agraciar um equipamento que iria ser substituído dentro de um a dois meses.
Outro aspecto interessante é o facto de as categorias de produtos não serem estáticas, isto é, adaptarem-se às rápidas evoluções dos mercados e das tecnologias. Aliás, o contrário é que seria de admirar, pois são muitas vezes as revistas que lideram o processo de renovação do mercado, sugerindo novas tendências e dando destaque aos produtos mais interessantes. De igual modo, nem sempre todas as categorias são preenchidas, podendo, por exemplo, considerar-se que num determinado ano não ocorreram inovações significativas em alguma das áreas em apreciação. Tudo isto é mais ou menos conhecido pela maior parte dos leitores da Audio & Cinema em Casa, mas nunca é demais recordá-lo.
Nunca é demais realçar igualmente o crescente aumento no nível de reconhecimento dos prémios EISA por parte dos consumidores por toda essa Europa fora, mas não só, que da Ásia e América nos chegam permanentemente pedidos de informação sobre este galardões. E foi interessante ver que finalmente, após tantos esforços da minha parte ao longo dos últimos anos, a cobertura geográfica da EISA se tenha ampliado generosamente, com a inclusão este ano de representantes dos Estados Unidos e da Austrália. Um dos resultados imediatos desse alargamento é que o número de modelos cobertos por alguns prémios se tenha igualmente ampliado, pelo que a leitura dos logótipos e, nalguns casos, das citações reflecte essa maior abrangência. Esperemos pelo futuro para ver como resulta esta nova configuração dos grupos de peritos da EISA.
Foram três dias de extenuante trabalho e grande concentração; felizmente o facto de o local de reunião ter sido Split, na Croácia, ajudou, tudo para que tenhamos sempre a certeza de estar a escolher os melhores produtos em cada categoria. E isto para que saiba que, no meio das prateleiras infindáveis de equipamentos, existem alguns que se distinguem pelo facto de terem recebido um prémio EISA. Até que ponto eles serão ou não alvo da sua escolha isso é consigo. Agora não há dúvida é de que terão certamente muitos méritos ou não teriam sido escolhidos por tantos editores-chefes de tantos países diferentes. Os dados estão lançados, a decisão foi tomada, segue-se o desfile dos premiados.

» Próxima página (Lista dos Prémios 2017-2018 - 2/5)

Logo Revismarket