NOTÍCIAS

by Jorge Gonçalves on 15 Agosto 2016 00:00Premios EISA 2016-2017

Os melhores escolhem os melhores

Prémios EISA 2016-2017

Os melhores escolhem os melhores

Seguramente que muitos dos leitores da Audio & Cinema em Casa e visitantes deste site estão habituados a que todos os anos por esta altura sejam divulgados os nomes dos vencedores dos prémios europeus mais esperados por parte dos fabricantes de equipamentos de fotografia e electrónica de consumo nas mais diversas áreas.
A localização escolhida para a realização da Assembleia Geral da EISA em que se discutem e decidem os prémios EISA foi este ano a cidade de Hamburgo, situada no Norte da Alemanha. É seguramente uma das cidades mais bonitas deste país e igualmente uma das mais ricas. Com uma envolvente arquitectónica verdadeiramente esplendorosa, passamos quase sem dar por isso de edifícios que são verdadeiras jóias para museus que têm como tema quer conceitos e produtos tecnológicos quer arte moderna. Em termos de inspiração não se pode dizer que esteja mal.
Este ano sob o «chapéu» de uma posição bem mais repousada dentro da estrutura da EISA, uma vez que, ao fim de quase de 14 anos nessa posição, transmiti o testemunho inerente ao cargo de presidente para o Paul Miller, pude acompanhar um pouco mais de perto as discussões e votações que tiveram lugar em cada grupo de especialistas. E, uma vez mais, foi interessante constatar que, por um lado, a reorganização da estrutura interna da EISA que foi levada a cabo há quatro anos facilitou de maneira mais que evidente a avaliação dos mais diversos equipamentos, já que permite que quem seja especialista em mais que uma área possa intervir directamente na avaliação de um vasto leque de produtos com perfeito conhecimento de causa; e, por outro lado, foi evidente verificar que os membros da EISA olham com espírito cada vez mais aberto para o mundo que os rodeia e para o modo como os conceitos de utilização e fruição dos equipamentos evoluem quase de mês para mês. Cada vez mais cada um de nós se interessa mais não exactamente por um dado equipamento mas sim pelo que dele poderemos obter quando o utilizamos de modo a extrair dele a melhor performance possível combinando com ele determinados conteúdos. E está aqui uma das grande verdades dos tempos actuais: a importância dos conteúdos está a subir de dia para dia, como aliás é cada vez mais patente em termos da subida da importância das empresas cuja fonte de negócio assenta na Internet (Google, Facebook e assim por diante) ou no fornecimento directo de conteúdos aos consumidores (Netflix, Spotify, Apple/iTunes e quejandos).
Significa tudo isto que temos uma vez mais este ano uma ampla panóplia de produtos e empresas premiados, evidentemente incluindo muitos dos nomes consagrados mas igualmente abrangendo nomes novos com produtos radicalmente diferentes e de conceitos que se podem mesmo apelidar de fracturantes. Aqui fica então uma descrição completa (em termos de texto) e fotográfica, no que se refere aos produtos e equipamentos pertencentes aos grupos de especialistas de que a Audio & Cinema em Casa é membro: Alta-Fidelidade, Cinema em Casa, Televisão e Vídeo. Espero que os apreciem.

» Próxima página (Página 2 - 2/5)

Logo Revismarket