NOTÍCIAS

by Redacção Audio on 8 Abril 2013 23:48Dias da Música no CCB

19, 20 e 21 de Abril 2013

O Impulso Romântico

Na viragem para o século XIX, emerge uma nova sensibilidade, que vai marcar decisivamente os cem anos seguintes. A exaltação do indivíduo e da subjectividade, a redescoberta da cultura medieval por contraposição aos mitos greco-romanos que tinham modelado a cultura renascentista, a libertação dos sentimentos e a apologia das paixões por contraposição à ditadura da razão, são o terreno explorado pelos românticos. A ironia e a melancolia são figuras deste estado de dúvida e de anseio, de crítica distanciada da sociedade e de sonho de qualquer coisa de novo. «Preciso da alma, qualquer coisa que me conduza à beira do abismo», escreveu Renan, e qualquer romântico subscreveria esta afirmação. O “impulso romântico” é, em primeiro lugar, esse ímpeto em direcção a uma cultura da libertação, que politicamente encontrara a sua justificação na Revolução Francesa de 1789. Mas, com o tempo, e muito por força do impacte do romantismo sobre a cultura oitocentista, a expressão ganhou um outro sentido, que se prolonga até aos dias de hoje, restringindo-se cada vez mais ao plano afectivo: é romântico o enamorado, o apaixonado, o sonhador, o utopista.

Na sua sétima edição, a realizar em Abril de 2013, o festival Dias da Música em Belém aborda O Impulso Romântico nestas duas vertentes: a histórico-musical e a popular. De Beethoven a Rachmaninov, de Chopin a John Lennon, de Berlioz à chanson d’amour francesa, propõe-se um itinerário musical que nos mergulha nas raízes do Romantismo e detecta a persistência do sentimento romântico, erudito ou vulgar, até aos nossos dias. É uma forma de nos perguntarmos o que é hoje, para nós, o Romantismo; ou seja, se ainda se pode ser romântico no século XXI?

N.º DE CONCERTOS E PREÇOS

São 60 concertos em 7 salas.

Consulte a listagem de concertos em: http://www.ccb.pt/sites/ccb/pt-PT/Programacao/DiasdaMusica2013/Pages/InformacoesGerais.aspx

OUTROS ESPAÇOS

Música Livre
Os Dias da Música continuam nas pausas dos concertos.

Durante o fim-de-semana, o Palco Musica Livre, situado no foyer do piso 2 do Grande Auditório, recebe concertos informais de entrada livre.

Aqui há conversas com
Acontecem palestras sobre música, sobre o Romantismo ou conversas informais com os artistas participantes na Sala de Leitura (Centro de Reuniões).
Estrada Livre, sujeita à lotação da Sala

Mercado do CCB
Durante os dias 20 e 21 de Abril e integrado nos Dias da Música em Belém, há uma edição especial do mercado CCB dedicado ao tema O Impulso Romântico.

Espaço de venda
Espaço de venda de CD, livros e outros objectos alusivos ao Festival.