Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Innuos PULSEmini

Innuos PULSEmini

Miguel Marques

23 fevereiro 2024

A simplicidade traz sempre os seus frutos


Apesar dessa simplicidade, há dois pequenos pormenores que gostaria de ver melhorados em futuras edições da App (que recebe actualizações muito frequentes, diga-se e louve-se): 1) um melhor ecrã de Now Playing, com uma capa maior, especialmente em ambiente tablet ou smartphone, onde a capa fica central e demasiado pequena (um bom exemplo a copiar aqui é o Symfonium) 2) maior velocidade a construir uma biblioteca nova - são precisos uns bons minutos para que a Sense processe um biblioteca de 300 GB, o que é bastante incomum nos dias que correm (e aconteceu-me também ocasionalmente perder a ligação com a biblioteca que já tinha construído e ter de criar uma nova biblioteca a partir do meu NAS, apesar de ter o NAS ligado e, portanto, ter de começar outra vez todo o processo…) Mas isto são pormenores de alguém que já usou muitos softwares diferentes (tenho criticas mais profundas, por exemplo, ao Roon - que custa sozinho quase o mesmo que o PULSEmini) - em geral, é uma excelente App, das melhores que já experimentei, e que permite uma muito boa experiência na audição de musica, e com a vantagem de ter muito poucas distracções, como acontece em Apps mais complexas.

Foto 4 Innuos PULSEmini

E como “soa” o Innuos como transporte digital? Estou bastante familiarizado com o som de um DAC da iFi Audio, o excelente Pro iDSD, com um Roon Nucleus Plus ligado por USB e, depois de uma audição prolongada, durante a qual passei por muitos discos da minha biblioteca pessoal, não notei qualquer degradação sonora introduzida pelo Innuos (em comparação ao Nucleus Plus) - o que significa que o PULSEmini é um excelente transporte, que não introduz quaisquer artefactos no som. Falar aqui de características sonoras torna-se um pouco contraproducente - o PULSEmini, especialmente por cabo USB, não é suposto ter um “som”, simplesmente entregar a informação que o DAC precisa, sem erros, e isso fá-lo sem quaisquer problemas. E, tal como o Roon Nucleus ou o Eversolo A8, o PULSEmini é muito transparente como transporte digital - e o facto de utilizar computadores de baixo nível de processamento faz com que o ruído seja reduzido a níveis abaixo do limiar da audibilidade e torna-se muito mais aconselhável (e simples) do que ligar um computador portátil por USB, por exemplo.

Foto 5 Innuos PULSEmini

Para concluir, o PULSEmini é um excelente transporte digital e um bom DAC de entrada - é também um produto que se inclui num segmento de mercado muito concorrencial, onde há produtos com muito mais features (mas parece-me que é precisamente na sua simplicidade que reside o sex-appeal deste produto). Com um excelente software, o Innuos é uma boa alternativa para quem não quer saber a diferença entre UPNP/DLNA e Airplay, ou entre o Roon e o Foobar. Liga-se a um bom DAC externo, instala-se a App, e ouve-se música em muito bom nível. Mais simples seria difícil - juntando aqui o facto de ser um produto nacional, e fica mais que aconselhada a audição deste PULSEmini.

Transporte / streamer de áudio Innuos PULSEmini

Preço     1 149 €
Contacto   Innuos