Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Marantz Cinema 70s

Marantz Cinema 70s

Leonel G. Marques

15 dezembro 2023

Eisenach em Hollywood:
O receptor AV Marantz Cinema 70s enquanto amplificador estéreo


Eu não conheço nenhum audiófilo que possua um processador de Audio / Vídeo e não possua também um amplificador integrado ou de potência, estéreo, dedicado só à audição de música. Mas porquê? Se perguntarmos a qualquer especialista de Hi-Fi e Cinema em Casa se se pode ouvir música através de um processador A/V, ele ou ela responderá que sim. Mas os 7.2 canais, o Dolby, o surround e, em geral, os objectivos a maximizar no usufruto do cinema em casa são tão pouco adaptados à audição da música e tão pouco conforme à natureza estéreo de 90% das gravações… Por outro lado, as salas e os orçamentos pequenos, recomendariam usar a mesma amplificação para o cinema em casa e para a audição de música. O que fazer?

Foto 1 Marantz_Stereo70s

Vou dar uma pequena contribuição para a resolução deste dilema. Vou testar um receptor AV, um nome hoje em dia já muito pouco utilizado entre nós e que nos velhos tempos, antes do aparecimento dos processamentos Dolby, significava um amplificador integrado que incluía um sintonizador de rádio. O Cinema 70s saiu das mães de uma marca audiófila de renome e altos pergaminhos, a Marantz. Mas vou fazê-lo como se o Cinema 70s fosse um amplificador estéreo. Por isso chamei a este teste Eisenach em Hollywood (Eisenach é cidade em que JS Bach nasceu).


Descrição


O Cinema 70s apresenta um painel frontal destacado com motivos de diamante nas laterais e o botão de ligação na zona recuada do painel situada à esquerda e uma entrada jack de 6,3 mm para auscultadores do lado oposto. Mais para a zona interior do painel temos dois grandes botões redondos, um para o volume e outro para selecção de fonte e, mesmo ao centro, um mostrador circular. Abaixo dos botões redondos e do mostrador encontram-se de cada lado duas fileiras de pequenas teclas, as quais terminam no lado direito com uma entrada USB. Temos assim, um design de grande harmonia estática e simetria, muito do género dos maravilhosos amplificador 40n e do leitor de SACD 30n. A caixa é de alumínio e pode ter a cor negra ou prateada. Por detrás está a floresta das entradas e saídas. As dimensões são (L X A X P) 442 x 109 x 384 mm (sem antena) e o peso de 8,7 kg.

Foto 2 Marantz_Stereo70s

Os amplificadores de potência do Cinema 70s funcionam em classe AB e as principais características são:
Ligação a Ethernet, Wi-Fi e Bluetooth.
7 canais amplificados.
Potência de saída (8 ohm, 20 Hz - 20 kHz, 0,08%, 2 canais): 50 W. Potência de saída (6 ohm, 1 kHz, 0,7%, 2 canais): 70 W. Potência de saída (6 ohm, 1 kHz, 10%, 1 canal): 100 W. As secções de potência são discretas.
Formatos multicanal: DTS/DTS HD Master, DTS:X, DTS Neural:X, DTS Virtual:X; Dolby: Dolby TrueHD, Dolby Atmos, Dolby Atmos Height Virtualization, Dolby Atmos Music, Dolby Surround.
Ligações HDMI: 6 entradas, 3 com suporte para vídeo a 8K; 1 saída.
3 entradas analógica de nível de linha. Entrada para gira-discos, cabeças MM. Entradas digitais coaxial e óptica. Saída multissala analógica, saídas multicanal préamplificadas. Saídas para subwoofer: 2.
7 Terminais para colunas. Saídas para colunas A/B com comutação; saídas para colunas multissala.
Entrada frontal USB-A / HDMI (compatibilidade 8K).
Escalonamento HDMI 1080P/4K para 8K. Resolução máxima / frequência de quadros: 8K/60 Hz, 4K/120 Hz. Canal de retorno de áudio: ARC, eARC.
O Cinema 70s possui funções de correcção acústica e de redireccionamento de graves optimizado e igualização Audyssey /MultEQ / Audyssey Dynamic EQ / Dynamic Volume.
Os formatos áudio digitais processados em modo streaming são MP3 / WMA / AAC e (sem perdas): FLAC HD 192/24 / WAV 192/24 / ALAC 192/24 e Audio DSD: 2.8 MHz / 5.6 MHz.
Streaming padrão e multissala: HEOS, streaming de áudio AirPlay 2. Rádio por Internet: TuneIn e outros serviços de streaming da Net, tais como Spotify, Amazon Music, TIDAL, etc. No manual, afirma-se ser compatível com a plataforma Roon mas ainda não está licenciado.
O Cinema 70s vem com o comando à distância RC050SR, um comando compacto e completo.

Foto 3 Marantz_Stereo70s

» Próxima página (Página 2 - 2/2)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

  • Marantz Cinema 70s Leonel G. Marques
  • Página 2
Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos