Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Televisor Samsung TQ55SS95

Televisor Samsung TQ55SS95

Jorge Gonçalves

12 novembro 2023

Um OLED altamente luminoso


Evolução da série Samsung S95B baseada em OLED que surgiu em 2022, a primeira do género numa década do catálogo da marca, a série Samsung S95C é uma oportunidade para o grupo coreano demonstrar todo o seu know-how tecnológico nesta área ao atingir quase 1 300 nit de luminosidade, fazendo assim contraponto com a LG e a sua série G3 que também possui um pico de luminosidade significativo graças ao uso da tecnologia MLA (MicroLens Array). Nomeadamente, os ecrãs Samsung S95C utilizam uma tecnologia chamada QD OLED desenvolvida pela Samsung Display e muito diferente da OLED implementada nos televisores LG, ou daquela incorporada na primeira TV OLED assinada pela Samsung, a KE55S9C, disponibilizada pela marca em 2013 por um breve período de tempo e apenas em alguns países, e que tinha painéis OLED RGB. Disponibilizando já televisores nas tecnologias LCD LED Edge, LCD Global Dimming, LCD Full LED Local Dimming e LCD Mini LED, a Samsung está a caminho de se tornar um player importante no mercado de TVs OLED. A gama S95C está disponível com diagonais de ecrã de 55, 65 e 77 polegadas.

Samsung_s95c_2

Descrição

O design do 55S95C é verdadeiramente elegante, como se vê nas fotos. Com a caixa One Connect remota ou embutida no suporte de parede, a espessura da moldura é mínima – apenas alguns milímetros – em toda a sua altura. A base de apoio, feita em chapa de metal e bastante pesada, é igual à dos modelos S95B e a moldura do painel é muito fina. A aparência geral é verdadeiramente agradável, com uma bela impressão de leveza. De resto, encontramos obviamente todas as configurações habituais: escolha do modo de imagem (modos dinâmico, standard, cinema e Filmmaker, mais um modo de jogos em que é reduzido o atraso de entrada), luz de fundo, contraste, brilho, cor, nitidez, gama… Novidade este ano, a escolha do mapeamento de tonalidade estático ou activo, que permite a calibração fina da televisão, em estrita conformidade com a curva EOTF e as intenções criativas do realizador ou director de fotografia. A configuração da função de redução de ruído permite desligar esta função ou defini-la como Baixa ou Automática. O Samsung TQ55S95C é compatível com o codec AV1 e com os formatos HDR, HDR10+ e HLG, mas não com o Dolby Vision. A frequência de quadros máxima é de 144 Hz, a 4K. A opção de manutenção do painel permite fazer a actualização dos pixéis para evitar o aparecimento de zonas marcadas no ecrã.

Samsung_s95c_3

O processador de vídeo do Samsung 55S95C é idêntico ao dos televisores da série S95B de 2022. Está equipado com vinte módulos de Deep Learning (rede neural), cada um especializado numa tarefa específica (texturas, rostos, paisagens, etc.). Através da função Neural Analyzer, o televisor escolherá aplicar por si próprio, e em tempo real, o melhor processo de conversão de imagem para 4K dentro da sua biblioteca de algoritmos de upscaling optimizados para originais SD e HD. A imagem Ultra HD 4K resultante fica bem detalhada, especialmente em áreas com muitas texturas. Vemos uma novidade no capítulo sonoro com a presença do sistema OTS+ (Object Tracking Sound+) que se apoia num total de oito altifalantes (sistema 4.2.2) para uma potência total entregue de 70 W (2 x 10 W + 2 x 10 W e 2 x 10 W para graves). Recorde-se que o sistema OTS+ visa “colar” o som dos objectos ao seu movimento dentro da imagem para melhor realismo e funciona bastante bem. Deve-se destacar também a função Q Symphony 3.0 que consiste, na presença de uma barra de som Samsung Q Series 2020/2021/2022, em aproveitar os altifalantes da televisão, além dos da barra de som, para ampliar a energia sonora e a espacialidade do som. Novidade em 2023, a barra de som aproveita os recursos significativos do processador da televisão para optimizar a calibração e a reprodução do som.

Samsung_s95c_6

Os televisores Samsung S95C beneficiam também da compatibilidade com Dolby Atmos, formato de som ao qual se pode igualmente aplicar a função Q Symphony 3.0. Esta capacidade funciona muito bem com bandas sonoras 3D bem gravadas (dependendo das capacidades da barra de som, é claro), mesmo que, deve-se notar, o sinal que passa do televisor para a barra de som é comprimido nesta configuração. Em termos de novidades, devemos destacar a nova interface do sistema operativo Tizen 7.0, exclusivo da Samsung. Fica aqui uma palavra especial para a aplicação que dispensa o uso da caixa da operadora de TV por cabo e ainda para o Smart Gaming Hub que permite jogar os melhores títulos do momento sem consola nem PC (aplicações Xbox , GeForce Now, etc.). O assistente de voz Bixby está disponível, assim como o Amazon Alexa. E é possível alternar facilmente de um para outro através do menu.

Samsung_s95c_7

As quatro entradas HDMI 2.1 (compatíveis com VRR, ALLM, 4K/120 e eARC) trabalham perfeitamente com o FreeSync Premium Pro (até 120 Hz / HDR), e mesmo também com o G Sync, mesmo que neste último caso isso não seja «oficial». O revestimento anti-reflexo da parte da frente do ecrã, que já era eficiente em 2022 nos painéis da gama S95B, é significativamente mais eficiente no 55S95C, chegando a ser verdadeiramente notável. Uma vantagem que facilita a sua disposição em todas as divisões, mesmo junto a uma janela, o que não é aconselhável no caso da maioria dos outros televisores. O consumo máximo do televisor é de 305 W, com um valor de 102,3 W no modo de consumo de energia.


» Próxima página (Página 2 - 2/3)

Ajasom marcas 25-02-23
Banner Masimo_Marantz_Abril 2024

Conteúdo

Banner Ajasom Dez 2021

Outros conteúdos

Banner TCL Out 23
B&W Diamond Jan 2022
Marantz 70 anos