Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Streamer Wiim Pro Plus

Streamer Wiim Pro Plus

Miguel Marques

10 novembro 2023

Uma entrada muito acessível (e boa) para o streaming


Portanto, a análise propriamente dita começou aqui com este setup: o Wiim como transportador digital, usando a saída óptica digital com um DAC Projet RS2 e um portátil com ficheiros FLAC e o Foobar a servir UPNP para o Wiim, sem upsampling (o RS2 encarrega-se disso) e com bit depth fixo a 24 bit. Será até curioso perceber como é que o Wiim se comporta com um produto que custa cerca de dez vezes mais…

O primeiro disco da minha audição foi o acabadíssimo de sair «Bridges», do pianista de jazz americano Kevin Hays (que merece muito mais reconhecimento). Acompanhado por uma secção rítmica de luxo (Ben Street no contrabaixo e o veteraníssimo Billy Hart na bateria) - este é um dos melhores trios de piano a sair da cena nova-iorquina nos últimos anos, e «Bridges» é um digno sucessor do anterior All Things Are (ambos com muito boa qualidade de gravação). E, finalmente, o Wiim impressiona e justifica a sua fama no mundo dos fóruns online - com um som irrepreensível e que não envergonha, de todo, o RS2. A textura e timbre do piano soam perfeitas e o som tem muito corpo e presença, enchendo todo o quarto.

Screenshot 2023-11-10 at 20-18-20 Technology on WiiM Pro and Pro Plus WiiM_2

Segue-se o disco «Baião Erudito» (2004) do guitarrista nordestino brasileiro Nonato Luiz - um disco de guitarra clássica solo que homenageia o Baião, música folclórica típica do nordeste brasileiro. Aqui conta principalmente, não só o timbre do instrumento, como a separação de registos, de forma a aumentar a sensação orquestral da guitarra - e os graves soam presentes e nítidos e os agudos com a agressividade natural de transientes que uma guitarra de cordas de nylon tem. Também as constantes alterações dinâmicas (e onde andam elas na música moderna?) do guitarrista brasileiro são transmitidas com naturalidade e sem esforço.

A próxima escuta incidiu sobra o clássico Dark Side of the Moon, dos britânicos Pink Floyd - e a sua mais recente (de muitas) remasterização, comemorativa dos 50 anos do disco (1973-2023) e em alta resolução (FLAC 24 bit/92 kHz). Mais uma vez surpreende o que uma pequena peça a este preço consegue fazer - a imagem estéreo é excelente, assim como a colocação espacial dos instrumentos, algo essencial neste disco (assim como o protocolo gapless). Não sendo uma gravação originalmente irrepreensível, esta nova remasterização dá nova vida ao disco e o Wiim leva-nos de volta aos psicadélicos anos 70 com classe e elegância.

Para terminar, uma pequena viagem ao mundo folk/country acústico dos The Milk Carton Kid, duo de guitarras e vozes californiano, com o disco «Live from Lincoln Theatre» (2020). Com um som intimista, o Wiim mantém sempre uma clara separação entre as duas vozes e as duas guitarras, o que é fundamental num disco desta natureza (é muito fácil «embrulhar» duas guitarras e duas vozes) - e, inclusive, nos muitos momentos de humor entre músicas, a própria reacção do público aos mesmos é audível com muita qualidade. Parte disso será a boa qualidade da gravação, mas o Wiim comporta-se outra vez acima do esperado, e mesmo na música acústica tem uma boa performance.

51IZp8-xxQL

Em jeito de conclusão, creio que o Pro Plus será particularmente indiciado em duas situações:

1) Um pequeno setup hi-fi que inclua uma televisão - aproveitando a entrada óptica para ligar a mesma e o streaming para a música. Juntando um amplificador e umas colunas (muitas vezes as lojas fazem “pacotes” com estes produtos), é possível construir um bom sistema para iniciar a viagem da alta-fidelidade ou um segundo sistema mais simples (para uma segunda casa, por exemplo). Mas, dita a sinceridade, não creio que com o seu DAC nativo se preste a muito mais do que isto (e, tendo em conta o preço, não será provavelmente justo pedir mais).

2) Para audiófilos que já tenham um bom DAC ou um amplificador integrado com um bom DAC, mas que não tenham nenhum acesso a streaming. Creio que muitas pessoas estarão particularmente na segunda situação, nos últimos anos saíram muitos bons amplificadores integrados com DACs internos, e o Pro Plus é um excelente transportador digital e permitirá transformar um produto destes num sistema com streaming all in one e assim dar-lhe nova vida. Neste segundo caso pede-se apenas ao leitor que verifique que o Wiim se dá bem com o seu DAC específico (se não der, será muito evidente, e poderá ser apenas uma questão de ajustar a resolução de saída, como foi no meu caso) e que, caso não tenha som, experimente usar o cabo que vem com o próprio streamer. Se tudo correr bem, posso garantir que o Wiim é uma proposta difícil de bater, em relação qualidade / preço, que se adapta muito bem a DACs muito acima do seu preço e que tem uma prestação de software de fazer inveja a muitos outros produtos - com todos os protocolos imagináveis em modo gapless.

WiiM-Pro-Plus-6

Resumindo - com um investimento pouco mais caro que muitas colunas Bluetooth, o Wiim Pro Plus é um streamer/DAC agradável e, principalmente, um excelente transportador digital. Em suma, mais uma boa proposta capaz de trazer (ainda mais) audiófilos para o século XXI.

PS 1 - Para quem goste de medições, aqui ficam duas

wiim-pro-plus-review-measurements-streamer

Review-wiim-pro-streamer-all-rounder

PS 2 - Incluído com o Pro Plus, vem um controlo remoto, bastante prático para operações simples como mudar de faixa ou fazer play/pause.

Streamer Wiim Pro Plus

Preço             249 €

RepresentanteImacustica