Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Nagra lança o gira-discos Reference

Nagra lança o gira-discos Reference

26 fevereiro 2024

Audio Technology Switzerland expande a linha de produtos Nagra Reference com um novo gira-discos


Em 1951, o fundador da Nagra, Stefan Kudelski, inventou o primeiro gravador portátil, com o simples nome de Nagra I, palavra derivada de um termo polaco que significa “está gravando”. O Nagra I foi seguido por uma colecção impressionante de produtos que revolucionaram a gravação de som. Os gravadores Nagra têm sido usados para gravar som em todo o mundo, com as contribuições para os principais filmes de Hollywood a serem reconhecidas com vários prémios da Academia. Desde 1998, Nagra é também sinónimo de reprodução de som em casa para amantes exigentes de música e alta-fidelidade.

Embora muitas vezes considerado, só há seis anos é que os departamentos de design e engenharia da Nagra começaram a trabalhar no desenvolvimento de um gira-discos à altura do nome da marca. Depois de quatro anos e centenas de horas de trabalho da equipa científica, acompanhadas por exaustivos testes de audição, o resultado foi o gira-discos Reference Anniversary, que ampliou os limites da arte na reprodução de LPs. Este foi um primeiro passo no retorno ao legado de reprodução mecânica analógica. Agora, após mais dois anos de pesquisa e desenvolvimento, juntamente com a insistência absoluta da Nagra na verificação auditiva – a marca tem o prazer de anunciar o lançamento do novo gira-discos Reference.

Nagra Reference Turntable & Cartridge

O gira-discos Reference é um produto analógico regido por leis imutáveis da física e mecânica, muito parecido com os lendários gravadores de bobinas da Nagra. Como tal, não está sujeito aos desenvolvimentos rápidos e em constante mudança do domínio digital. Isto significa que o gira-discos Reference permanecerá tecnologicamente relevante durante gerações. Para muitos, será a última compra de um gira-discos e um produto que é orgulhosamente transmitido de geração em geração – assim como muitos gravadores Nagra III dos anos 50, que ainda estão em uso activo hoje, o Nagra Reference é um produto para toda a vida.

De entre as inúmeras características do Reference destacam-se as seguintes:

-Sistema de accionamento de motor super-cap, fabricado na Suíça, fresado num torno CNC, duplamente desacoplado.
- Veio e rolamento em aço grafite, com caixa e grafite esférica.
- Rolamento do veio de bronze sinterizado, com lubrificação por óleo com níveis elevados em termos de alta temperatura e pressão, isento de manutenção,
-Prato amortecido de alumínio de grau aeroespacial e material fenólico, com revestimento superficial em Alcântara da zona de assentamento do disco.
-Transmissão por correia inspirada na lendária série Nagra IV de gravadores de bobinas.
-Chassis multicamada de elevada rigidez e não ressonante.
-Suspensão mecânica e hidráulica flutuante.
-Peso de estabilização do disco em cobre puro.
-Braço uni-pivot duplo concêntrico de fibra de carbono com perfil de rolamento geométrico exclusivo e cablagem de cobre OCC.
-Sistema anti-skating magnético exclusivo, sem contacto.
-VTA ajustável “em acção”, tipo lente de câmara.
-Fonte de alimentação linear de chassis de tamanho HD, com transformador silencioso de grau médico, superdimensionado, e reguladores de tensão com ruído ultrabaixo.

O gira-discos Reference foi projectado como um sistema. Isso significa que o gira-discos e o seu braço foram desenhados para funcionar desde o início como um sistema de reprodução unificado. Foi dada especial atenção ao desenvolvimento de um braço com capacidades de desempenho proporcionais à própria plataforma giratória. Todavia, para aqueles que preferem fornecer o seu próprio braço, a Nagra oferece uma versão sem braço do Reference com opções de encaixe que podem acomodar a maioria dos braços disponíveis no mercado.
Mais informações em Ajasom

Nagra Reference Turntable 34