Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Com a TCL em Varsóvia

Com a TCL em Varsóvia

Jorge Gonçalves

4 janeiro 2024

TCL rainha dos grandes ecrãs


A TCL convidou recentemente numerosos jornalistas europeus para se deslocarem a Varsóvia e tomarem conta das muitas novidades da sua gama de televisores de grande formato (mas mesmo grande!), nomeadamente os modelos com diagonais de 85 polegadas (216 cm) e 98 polegadas (249 cm) das séries C805, C955 e X955. Isto com uma total abertura em termos de divulgação das tecnologias e a possibilidade real de cada um de nós verificar in loco se as promessas do fabricante feitas durante a sua apresentação foram cumpridas ou não.
Este evento, sob a designação Experts Meet Experts de 2023, foi o segundo organizado pela TCL a que me foi dado assistir na Polónia pois já estive presente no que teve lugar em Maio (https://www.audiopt.com/equipamentos/noticias/496/com-a-tcl-e-a-eisa-em-varsovia). E não há dúvida de que foi uma verdadeira demonstração de poder: estavam neste mostra algo como mais de 40 televisores, todos ligados e disponíveis para serem testados, incluindo talvez quinze modelos «gigantes» de 85 e 98 polegadas, exemplares das linhas C805, C955 e X955, vários outros equipamentos exibindo diferentes sistemas de retroiluminação LED e Mini LED para se poderem visualizar perfeitamente as várias tecnologias implementadas, inúmeros equipamentos de laboratório para os que pretendessem realizar medições de ecrã, tudo isto com acesso directo e permanente às informações técnicas da equipa da TCL presente, etc.

Foto 2 TCL Nov 23

Uma pequena amostra dos inúmeros televisores disponíveis.


Em suma, um ambiente único cujas palavras-chave eram “transparência” e “troca de informação”. Esta é uma mudança significativa, talvez mesmo radical, em comparação com o que acontece com outras marcas que são cada vez mais sigilosas ao não quererem sequer, por exemplo, desvendar qual o número de zonas da retroiluminação dos seus ecrãs ou o pico de luminosidade e em que condições ele ocorre e assim por diante. Tudo começou com uma bem minuciosa e clara exposição por parte de Marek Maciejewski, director europeu de desenvolvimento de produto, a que se seguiu o contacto directo com alguns dos televisores, à nossa escolha, acompanhada pela disponibilização de avançados equipamentos de medição tais como o software Calmam, o medidor de espectro policromático Konica Minolta CS-2000, diversos geradores de vídeo com definição 4K, tais como o Murideo 7G, e assim por diante.

Foto 3 TCL Nov 23

Diferentes níveis de calibração e de tecnologia de ecrã podem conduzir a resultados bem distintos.



Coube-me a possibilidade de, em conjunto com dois colegas, um da Dinamarca e outro da Alemanha, me poder dedicar em especial ao 85C805, uma vez que o modelo de 98 polegadas estava já em uso por outra equipa de testadores. Começámos por ficar quase embasbacados com o pico de luminosidade, «à saída da caixa» e para a resolução SDR, de quase 1000 nit no modo Cinema para o 85C805 (para uma janela de 25%), valor esse que aumentou para quase 1700 no modo standard, ou seja, números que noutros televisores seriam válidos para imagens com processamento HDR! Avançámos depois para as calibrações em termos de equilíbrio de cores, novamente com resultados de alto gabarito, para ficarmos uma vez mais surpreendidos por uma luminosidade de 1350 nit em HDR e mesmo mais de 1600 nit de pico, com uma duração máxima de 15 segundos, essencial para protecção em relação à fadiga ocular. A primeira conclusão a tirar é que a TCL é totalmente honesta e transparente ao indicar as especificações dos seus equipamentos, uma vez que anuncia, de modo algo modesto, uma luminosidade superior a 1500 nit para o 85C805.

Foto 4 TCL Nov 23

Ilustração dos resultados obtidos com o aumento do número de zonas de iluminação controlada.



Fizemos ainda um rápido ensaio num 85X955 e, finalizada a calibração HDR, pudemos atingir um pico de 1450 nit para um Delta E de 0,48 para a escala de cinzentos e de 0,75 para toda a gama de cores, o que é verdadeiramente excelente e garante uma reprodução de cores de alto nível. Aliás, as imagens que se seguem ilustram perfeitamente a elevada qualidade das medições que pudemos fazer. Finalmente, o volume de cor do X955 é muito bom, situando-se em 154,7% do Rec.709, 103,7% do DCI-P3 e 70% do Rec.2020. O pico de luz no modo Cinema, uma vez calibrada a televisão, atinge 3.700 nit em 10% APL e 647,6 nit para ecrã pleno, valor verdadeiramente excepcional e que produzirá imagens espectaculares com originais HDR provenientes de streaming ou de Blu-ray 4K.
Já a terminar as medições, pudemos ainda ver o ensaio da equipa do Reino Unido, que conseguir obter uma luminosidade de 6600 nit num 98X955, um valor pura e simplesmente de nos deixar estupefactos e que indica que este televisor pode ser perfeitamente utilizado numa sala grande com janelas bem luminosas num dia de verão, algo que hoje em dia é ainda extremamente raro.
Alguns clips de vídeo retirados do DVD da Spears & Munsil com o nome UHD HDR Benchmark permitiram chegar à conclusão que o processamento de vídeo da TV TCL 85C805 apresenta um marcado progresso em relação aos televisores do ano passado, e muito próximo do oferecido pela linha de referência C845, muito em especial no que se refere à definição das texturas presentes em zonas quer de baixa quer de alta luminosidade. As promessas da marca em relação a este televisor são cumpridas com nota elevada, tanto em termos de desempenho luminoso e colorimétrico como de processamento de vídeo e ergonomia (interface rápida).

Foto 5 TCL Nov 23

Os aspectos mais interessantes abordados na apresentação de Marek tinham a ver com o prazo médio de substituição / renovação de televisores na Europa e com a dimensão média de ecrã mais procurada. Em cerca de 16 anos tivemos três ciclos de substituição de televisores despoletados quer pelas novas tecnologias (televisores planos), quer pelo aumento da dimensão do ecrã e ainda pelo 4K e pelo ciclo da Covid. Não há ainda certezas sobre qual será o novo ciclo, embora a grande procura por televisores com diagonais de ecrã de 75 e mais polegadas, incluindo 85 e 98, onde a TCL é rainha, prenuncie que os grandes formatos estão a impor-se. Para já, 98 polegadas será o valor mais elevado em termos de diagonal de ecrã, até porque temos de ter em conta a altura das portas de entrada das habitações normais, alvitro eu. Assim sendo, faz sentido que a TCL tenha apostado na tecnologia Mini LED e tenha aumentado o número de zonas de iluminação controlada (local dimming), com a gama C805 a utilizar 1344 zonas e a topo de gama X955 a avançar já para 5184.

Foto 6 TCL Nov 23

Em termos de futuro será interessante ver o que a TCL consegue fazer com as novas tecnologias OLED por jacto de tinta, que a marca designa por RGB IJP OLED, e Single Mini OLED, a primeira a entrar em linha de produção já em 2024 e a outra prevista para comercialização em 2030. A tecnologia não pára de evoluir e a TCL tem como objectivo manter-se sempre na crista da onda.

Foto 7 TCL Nov 23