Banner LG Evo_Julho 23
Banner Sarte_Wiim_Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Exaudio Jun 23
Banner vertical Ultimate Fever 24
Banner Imacustica Julho 22
Banner horiz Ultimate Fever 24

Aniversário da Ultimate Audio

Aniversário da Ultimate Audio

11 novembro 2023

Ultimate Audio Elite celebra 13 anos


O tempo passa de uma maneira fugaz e apenas os que têm bases sólidas aguentam esta voragem. Pois hoje celebra-se o 13.º Aniversário da fundação da Ultimate Audio Elite e para tal foram reunidos na loja de Lisboa três sistemas de áudio de grande qualidade e gamas de preços variados.

Not Ultimate 13_1_Enq

Comecei por visitar a sala do Miguel Carvalho, onde fui presenteado com umas bem bonitas Avantgarde Duo GT alimentadas pelos imponentes monoblocos Kagura da Kondo Audio Note ligados ao prévio G-700 da mesma marca. A fonte digital eram o streamer Taiko SGM Extreme e o leitor de CD Accuphase CD-1000, e no domínio analógico brilhava o gira-discos Luxman PB-191A com cabeça DS Audio de leitura óptica. De entra a vasta cablagem distinguia-se a gama Royal Crown, da Siltech. E que dizer perante as extrovertidas Avantgarde que tocam de forma sublime praticamente todo o tipo de música que se lhes forneça, com um enorme à vontade que fazia com que não pedissem mais 2 a 3 W aos imperturbáveis monoblocos Kagura? Desde o emocional «Trem das Onze» a um melódico Wynton Marsalis até a um empolgante solo de nome Aurora, tudo saiu como tinha de sair, desde o som do piano até às palmas a compasso, com um realismo assinalável. E teria por ali ficado bem mais tempo não fosse haver mais duas salas para visitar.

Not Ultimate 13_2

E a próxima sala tinha um sistema muito equilibrado e de preços bem mais razoáveis assente nas colunas Stenheim Alumine Three, alimentadas pelos monoblocos Octave MRE 220 SE, com alimentação separada através das Super Black Box, da Octave e ligados ao prévio HP 700 SE, da mesma marca. As fontes digitais alternavam entre o Soulnote SACD/DAC S-3 e o streamer Innuos Statement . A linha Sigma da Isotek fazia a gestão da alimentação do sector e a cablagem era da Esprit, Gama Lumina. Começo por dizer que foi esta a vez em que ouvi, para o meu gosto, as Stenheim a tocarem melhor. Desde Holly Cole a Diana Krall e a Frederik Ashton (La Fille Mal Gardé), não esquecendo a reaudição de Trem das Onze o ambiente geral era de uma grande naturalidade, como grande arejamento musical na música clássica e um envolvente intimismo nas vozes femininas.

Not Ultimate 13_3

E claro que não poderia faltar ouvir as B&W 801 D4 na versão Signature, umas colunas que só de olhar para elas ficamos perfeitamente maravilhados, mesmo que não estejam a tocar as Quatro Estações, de Vivaldi, como aconteceu no momento em que entrei na sala do Rui Calado. Se a transição das D2 para as D3 nunca foi muito do meu agrado, apesar das diversas alterações ocorridas pelo meio, estas D4 soam como umas grandes senhoras, desde os diminuendos quase imperceptíveis ao avassalador solo da bateria dos Genesis que atingiu níveis de pressão sonora seguramente superiores a 100 dB sem que ninguém na sala se sentisse incomodado. Também, a amplificação usada não dava a mínima hipótese de «reclamação»: monoblocos Gryphon Antileon e prévio Gryphon Commander.

Not Ultimate 13_4

A Ultimate Audio, nas pessoas do Miguel Carvalho e do António Domingos e da sua equipa, está uma vez mais de parabéns, não só pelos 13 anos decorridos sobre a fundação da empresa, como pelos imponentes e musicalmente gratificantes sistemas de áudio que colocaram à disposição dos numerosos visitantes que com eles quiseram festejar mais um aniversário. Venham muitos mais e sempre com muita e boa música.

801 D4 Insta